O surgimento do zero

Matemática

 

O número zero faz parte do sistema de numeração decimal e está em nosso cotidiano. Ele representa mais do que ausência de valor, mas a possibilidade de fazer contas no papel e representar algumas grandezas. Vamos entender melhor?

 

Contas com zero: como fazia?

[O ábaco permite o zero? Imagem: Skitterphoto / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O osso de Ishango na história da Matemática

 

» O meme da evolução da educação

 

» Qual a origem da palavra Matemática?

 

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO ANTES DO ZERO

 

A humanidade desenvolveu sistemas de numeração muito antes de conceber o número zero. Na Europa, o uso teria se consagrado apenas no século XIV, com indícios de uso anterior, porém ainda à frente da criação dos sistemas de numeração.

 

Foram cinco mil anos entre escrever números e existir a numeração posicional. Antes de 3.500 a.C. estão os primeiros registros de sistemas de numeração, de sumérios e egípcios, todos sem a presença do zero.

 

O próprio sistema de números romanos, conhecido até hoje: sempre começa com I. Múltiplos ao longo dos milhares recebem pontos para indicar grandezas superiores.

 

CONTAS COM ÁBACOS

 

Não basta apenas usar números para realizar contagens: para transações com bens e inventários de ativos ou semoventes, é preciso realizar operações matemáticas com isso para existir utilidade prática. Nisso surgiram os ábacos.

 

O ábaco é um instrumento que tem contas (bolinhas, argolas...) em cordas ou bastões, cuja posição permite realizar cálculos pela movimentação dessas contas. O sunya indiano teria sido um avanço nos cálculos com ábacos. Ele era uma forma de representar casas vazias, um princípio do entendimento do que seria o zero.

 

BASE DECIMAL

 

Os algarismos possuem um valor que representam quando sozinhos. Juntos, esse valor muda, no que chamamos de numeração posicional.

 

No número 235, por exemplo:

 

× 2 representa 200, ou 2 • 10².

× 3 representa 30, ou 3 • 10¹.

× 5 representa 5, ou 5 • 10⁰.

 

O número final que vemos é uma soma de produtos de potências de dez, de acordo com a posição. Como essas potências são de base dez, por isso se diz que é uma base decimal.

 

O ZERO À ESQUERDA

 

Na gíria, zero-à-esquerda é quem não vale muita coisa. Para sistemas de numeração, foi uma forma de exprimir um número que, multiplicado pela potência de dez, anulasse seu valor naquela posição, mas não no número todo.

 

No número 402:

 

× 4 representa 400, ou 4 • 10².

× 0 representa 0, ou 0 • 10¹.

× 2 representa 2, ou 5 • 10⁰.

 

A posição do zero em três casas diferenciaria 402 de 24, definindo corretamente esse número.

 

DE ONDE VEIO O NOME GOOGLE?

 

O maior buscador da web tem um nome que possui origem matemática. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor qual o significado desse nome e que número ele representa:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 De onde veio o nome Google?

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários