O meme da evolução da educação

 Matemática

 

Circula pelas redes sociais um meme falando de uma evolução da educação, ou melhor, criticando o sistema educacional e dizendo que o mesmo teria afrouxado até níveis indesejáveis. Será mesmo? Vamos comentar esse meme, que provavelmente tenha sido lançado em português de Portugal, mas é difundido também no Brasil.

 

O meme em si publicado

[O meme da evolução da educação. Imagem: circulando pelas Redes Sociais]


 

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SIMPLIFICAÇÕES DE CONCEITOS E OUTRAS VISÕES PEDAGÓGICAS

 

Ao longo do tempo, as formas de ensinar e aprender foram sendo questionadas e modificadas. Isso não ocorre sem dúvidas. Será que é melhor propor itens a serem decorados ou propor raciocínio lógico? É melhor não decorar a tabuada e depois não saber fazer contas sem calculadora? Devo aprender sobre todas as civilizações e não usar isso no dia-a-dia?

 

Acredite, cada resposta não é óbvia. A cada método escolhido, algumas ideias se reforçam e outros pontos contrários e fraquezas existem. O cuidado a se fazer é de não pensar que tudo foi perdido e ninguém aprende mais nada.

 

PERGUNTE A UM ADULTO

 

Para verificar sobre aprendizados à moda de antigamente, pergunte a um adulto qual a área da figura de 1970. Na maioria das vezes, você não se surpreenderá com a resposta, pois ela não virá mesmo, visto que se trata de uma figura composta e com chanfros.

 

Somente aqueles que gostassem mais ou tenham formação matemática em nível médio a superior poderão indicar alguma resposta. A resolução não é difícil, mas possui passos bem definidos e usa conceitos básicos de geometria.

 

A RESOLUÇÃO DA FIGURA DE 1970

 

Já que falamos tanto dessa figura da educação de 1970, vamos voltar aos tempos passados e descobrirmos como resolver? Para isso, vamos decompor a figura nas seguintes partes:

 

× Retângulo principal (parte 1): retângulo de 20 x 30 u.c.

× Chanfros menores (parte 2 e parte 3): um quarto de círculo de raio 4 u.c. descontado de um quadrado de lado 4 u.c.

× Recuo maior (parte 4): um quarto de círculo de raio 10 u.c.

× Recuo menor (parte 5): um quarto de círculo de raio 5 u.c.

 

A parte 1 tem área de 20 • 30 = 600 u.a.

Tanto a parte 2 como a parte 3 têm área de 4 • 4 - 0,25 • π • 4² = 3,43 u.a.

Já a parte 4 tem área de 0,25 • π • 10² = 78,54 u.a. e a parte 5 =  0,25 • π • 5² = 19,63 u.a.

 

Calculadas as partes, vamos somar e subtrair o que for necessário para o cálculo da área de nossa figura complexa.

 

Área = parte 1 - (parte 2 + parte 3 + parte 4 + parte 5) = 600 - (3,43 + 3,43 + 78,54 + 19,63) = 494,97 u.a.

 

OBMEP E OUTRAS INICIATIVAS DE ESTÍMULO À MATEMÁTICA

 

Nos últimos anos, o estudo e ensino de Matemática no Brasil ganharam novos estímulos. Um deles é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Nela, os estudantes são divididos em grupos de anos escolares (geralmente dois a dois) e fazem provas anuais sobre conteúdos de acordo com seu grupo.

 

Há premiações com menção honrosa e medalhas. Os medalhistas podem participar de um curso de iniciação científica com bolsa e aprenderem mais.

 

Quando chegarem no ensino universitário, os alunos também têm chances especiais. Para estudos em áreas como Matemática, Física e Engenharias, também há programas de bolsas. A graduação recentemente criada do ImpaTech também usa como critério de seleção ter sido medalhista na OBMEP.

 

Existem várias chances e possibilidades. Quem ganha com isso é o ensino, que pode estimular seus alunos com tantas chances.

 

MAIS UM QUE SERIA O DESAFIO DE ANTIGAMENTE

 

Já que gostamos de falar de Matemática e quebrarmos esses tabus de ensino novo e antigo, trazemos mais um para você. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra o famoso exame da quarta classe:

 

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