Língua Portuguesa
A palavra matemática pode ser atribuída ao grego "mathema", cujo significado é de "aprendizado", "estudo" ou "conhecimento". Vamos saber mais?
[Fazendo matemática, além da palavra. Imagem: Andrea Piacquadio / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Metros lineares e o pleonasmo vicioso
A ORIGEM DA PALAVRA
Vários vocábulos levam ao significado de matemática. No latim, existe o termo mathematĭca, equivalente ao grego mathēmatiká, que seria "conhecimento". O termo em grego "máthēma", por sua vez, se refere a um saber compreendido, ciência, conhecimento ou aprendizagem.
"Mathematikós", termo derivado, significa "aquilo que se pode aprender". Desses termos relacionados, temos que o matemático era a pessoa que ama estar envolvida num processo de aprendizagem para adquirir novos conhecimentos.
A etimologia de matemática se assemelha à de filosofia (no latim, philosophĭa, no grego philosophía), que seria o amor pela sabedoria. A coincidência não é casual, pois Pitágoras de Samos teria sido o primeiro matemático e o primeiro filósofo.
UM POUCO DE MATEMÁTICA NA HISTÓRIA
Não só o nome "Matemática" tem história, mas essa ciência. O que sabemos hoje começou desde 4.000 a.C. Nesse marco, Sumérios na Mesopotâmia introduziram sessenta símbolos para registro e documentação de pertences, no controle de quantidades (inventário).
Surgiram problemas do dia-a-dia envolvendo quantidades de objetos e animais. Para resolvê-los, símbolos matemáticos foram surgindo.
De lá para cá, a matemática foi sendo desenvolvida. Os seus praticantes também se desenvolvem, crescendo em atributos mentais como senso numérico, raciocínio lógico, algorítmico e espacial.
Pitágoras, como pioneiro na matemática, ressaltava que "Tudo é número". A matemática é uma linguagem universal, fascinante e explicativa.
COMO O NOME FICOU NAS DEMAIS LÍNGUAS?
Em geral, o nome "Matemática" é muito parecido em várias línguas. Somente em neerlandês, fica muito diferente: "wiskunde", criação do cientista Simon Stevin (1548-1620).
"Wis" seria certeza, exatidão e "kunde" seria arte, estudo. Diante disso, a junção seria matemática ou melhor, a arte de estar certo.
APRENDENDO PONTUAÇÃO COM POESIA
Se a palavra Matemática é cheia de significados, mesmo na ciência que prefere números a letras (ou nem tanto), imagine a Língua Portuguesa. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, veja um pequeno poeminha de Anésio Caetano sobre:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Pontuação, de Anésio Caetano
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!