PUBLICIDADE


Os duelos de bumba-meu-boi

 Cultura e Comportamento

 

Sabe aqueles duelos entre dois partidos rivais nas eleições? Ou aquele clássico entre dois times muito rivais no futebol? Existem outras disputas igualmente acirradas, como os duelos de bumba-meu-boi que acontecem no Brasil.

 

 

Flor do campo e Malhadinho

[Malhadinho e flor do campo em cartaz de um desses duelos. Imagem: Portal Guajará | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Brasil: O País da Diversidade!

 

» Memória ancestral: a importância da preservação das línguas indígenas

 

» A persistência de Aleijadinho

 

AS LENDAS DO BOI-BUMBÁ OU BUMBA-MEU-BOI

 

Conforme já contamos aqui no Blog do Mestre, a lenda do bumba-meu-boi envolve sacrifício do animal e um milagre (confira clicando aqui). Outras estórias associam a ideia do milagre à tradição católica.

 

Após as lendas, surgiram festejos folclóricos com a figura dos bois (uma fantasia que é um casco com o formato dos animais), onde a pessoa que dá vida faz danças e acompanha a multidão. Em alguns locais, o festejo é tão grande que movimenta até times opostos.

 

FESTIVAL DE PARINTINS

 

O festival de Parintins, estado do Amazonas, envolve o time do boi Caprichoso (azul e branco) contra o time do boi Garantido ou boi-da-Baixa (vermelho e branco). A batalha anual entre os dois é feita numa arena aberta, o chamado Bumbódromo.

 

O último campeão (2025) foi o Boi Garantido, que garantiu seu trigésimo-terceiro título. São dois títulos a mais do que seu rival, o Caprichoso, e a quebra de um jejum de seis anos sem novas conquistas.

 

Esses times fazem apresentações grandiosas em alegorias. Elas são divididas em três noites, recebendo notas em vinte e um quesitos cada uma. Ganha quem somar mais pontos.

 

DUELO NA FRONTEIRA

 

Esse duelo acontece em Guajará-Mirim, Rondônia. Por lá, a disputa acontece entre o Boi Malhadinho (cor azul) e o Flor do Campo (de cor vermelha). Lá também existe um bumbódromo público, e a entrada para assistir aos espetáculos é gratuita. Nessa disputa, dez títulos são do Malhadinho, houve alguns anos sem disputa e nove do Flor do Campo.

 

O Duelo na Fronteira também é patrimônio cultural imaterial, assim como Parintins. Ele fez parte de um movimento que agregou ao bumba-meu-boi os elementos indígenas e amazônicos.

 

QUAIS AS MAIORES FESTAS REGIONAIS BRASILEIRAS

 

Além de Parintins, outras grandes festas regionais exaltam as diferentes culturas que formam o nosso Brasil. Vamos saber mais sobre elas? 👇🏻

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Você conhece as maiores festas regionais brasileiras?

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários