Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho com a metade do tempo, de Jeff Sutherland

 Literatura

 

O tempo é um recurso limitado e que é fundamental para qualquer coisa que desejarmos fazer na vida. Perder tempo é perder dinheiro, novas oportunidades e até a chance de conquistar o amor da sua vida.

 

É por isso que a forma com que gerenciamos projetos é tão importante. O Scrum, segundo o autor do livro, é uma ideia de como fazer isso.

 

 

A capa do livro sobre Scrum de Jeff Sutherland

[Capa do livro que vamos conhecer melhor nesta resenha. Imagem: Dream2B | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Conheça o Manual de Persuasão do FBI, de Jack Shafer e Marvin Karlins

 

» Saiba mais sobre o clássico O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson

 

» Descubra dez curiosidades sobre Sherlock Holmes

 

A GESTÃO DE PROJETOS TRADICIONAL

 

Na gestão de projetos em seu formato tradicional, o planejamento ocorre antes de um projeto começar, ocorrendo, inclusive um período dedicado a isso, para formular etapas e prazos. Existe um caráter burocrático nesse formato, e existe a necessidade de revisões quando o projeto for efetivamente executado.

 

GRÁFICOS DE GANTT

 

Diferentes ferramentas são usadas no planejamento de projetos, inclusive alguns recursos visuais. Os gráficos de Gantt, onde as atividades são representadas por setas, são um desses recursos. 

 

Jeff Sutherland, autor do livro, considera os gráficos de Gantt como um recurso ultrapassado. Em algumas áreas, como a Construção Civil, outros recursos já foram criados (não sendo citados por Jeff), como a linha de balanceamento, por exemplo, visto que atividades repetitivas podem ser melhor vistas em um formato que não seja Gantt.

 

PROJETOS INEFICIENTES CITADOS PELO AUTOR

 

Alguns projetos ineficientes são citados por Sutherland ao longo de seu livro. Talvez o mais impactante desses projetos tenha sido citado logo no começo do livro: a modernização do FBI. Como o processo foi longo, demorado e estourou fortemente o custo previsto, houve impactos na atuação do FBI.

 

Episódios importantes na história, como ataques terroristas, ocorreram pela ineficiência dessa modernização. É com base nesse tipo de situação que o autor reforça a ideia de mudar a gestão de projetos e propõe o Scrum, método por ele utilizado em algumas consultorias.

 

COMO FUNCIONA O SCRUM?

 

No Scrum, existe um recurso próprio de estimar a dificuldade de tarefas, ao invés de definir deterministicamente em tempo. Existe um ciclo de trabalho, e entre o ciclo, existem os chamados sprints.

 

Existe a ideia de eliminar problemas o quanto antes. Outro princípio está na transparência do processo: quadros de "A fazer", "Em andamento" e "Feito" permitem que a equipe entenda o progresso de cada tarefa e possam se ajudar.

 

Existem as figuras do Mestre Scrum e do Dono do Produto. Um deles vai auxiliar os demais, como um gerente de projetos. O Dono do Produto teria a visão comercial e dos clientes, direcionando a execução do projeto.

 

ALGUMAS PREMISSAS OCULTAS QUE JEFF NÃO FALA

 

Nesse livro, Sutherland parte da premissa que a equipe sabe do seu ritmo de trabalho e o planejamento pode ser algo dinâmico e colaborativo. Nem sempre esses aspectos são verdadeiros, pois alguns trabalhos são feitos de equipes heterogêneas e até mesmo muito rotativas.

 

Ele também ressalta a especialização. Apesar de que manter o foco em atividades similares possa trazer ganhos em determinados pontos, nem sempre há frente de trabalho ou profissionais para todas as tarefas existentes no projeto. Talvez a melhor ideia a trazer seja a de reduzir transições e aumentar o período em uma mesma atividade, favorecendo o efeito-aprendizado.

 

COMO LER ESSE LIVRO?

 

Existe versão em Português, com tradução de Natalie Gerhardt, à venda em lojas como Amazon e Estante Virtual. Ela já trabalhou em traduções de diversos autores e em 2022 concluiu seu primeiro romance autoral.

 

Jeff Sutherland já publicou esse e outros livros sobre Scrum. Ele é desenvolvedor de aplicativos, mas começou como soldado da força aérea estadunidense. Os aplicativos dele são para a área médica, para a qual se formou. Durante as tarefas de desenvolvimento, ele começou a implementação do Scrum.

 

E PENSANDO NA MUDANÇA DE MINDSET

 

A mentalidade, do inglês mindset, pode ser moldada e nos proporcionar melhorias de vida. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você vê a nossa resenha sobre um livro que fala exatamente sobre esse tema, escrito por Carol Dweck:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Mindset - A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários