As invenções com chip de Roland Moreno

História

 

Roland Moreno ficou conhecido na História por ter tornado os cartões de banco muito mais seguros, visto que criou os chips, usados também nos aparelhos celulares. Será que era essa a ideia dele?

 


Cartão sendo passado na máquina
[Cartões com chip foram uma revolução. Imagem: Ahmad Ardity | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que é uma moeda fiduciária?

 

» Você sabe o que é inércia financeira?

 

» Open Banking e os Pagamentos Instantâneos

 

A IDEIA INICIAL DE ROLAND MORENO

 

Entre 1972 a 1974, Roland Moreno, inventor egípcio que viveu a maior parte da vida na França, criou a empresa Innovatron, dedicada a criar soluções em tecnologia e vender essas soluções. Em 25 de março de 1974, Roland registrou a primeira patente do chip (chip eletrônico de pagamentos). Sua ideia inicial era de integrar o chip a um objeto que fosse de uso comum, o anel.

 

Apesar de indicar facilidade, o anel não é um objeto associado à rotina bancária. Cabe ressaltar também aspectos de segurança em possuir um meio de pagamentos associado a ele. A ideia não vingou porque não houve demanda para a invenção no setor bancário.

 


O anel que foi pensado por Roland Moreno
[Anel com chip bancário. Imagem: Google Arts & Culture | Reprodução]


 

O QUE MUDOU DO PLANO INICIAL?

 

Pesquisa e desenvolvimento não são trajetórias lineares. Uma ideia pode fracassar, mas inspirar caminhos para o sucesso de outras. O anel não seria um bom hospedeiro, mas o chip era algo promissor.

 

NOVOS USOS DO CHIP

 

O chip criado por Roland Moreno passaria a ser usado e integrado nos cartões bancários. Para os celulares, a mobilidade de número na troca de celular e a manutenção de algumas informações foram possibilitados pelo uso do chip (cartão SIM).

 

Foram várias patentes registradas pela Innovatron. O problema para a empresa foi a entrada de algumas delas em domínio público vinte anos após o registro, na década de 1990.

 

NOVAS EVOLUÇÕES DO CARTÃO DE BANCO

 

O cartão de banco era bem mais antigo do que os chips, e começou analógico. Era um cartão com relevo que era copiado no estabelecimento comercial e a despesa encaminhada ao banco. Os primeiros cartões, como Diners Club e American Express, dos Estados Unidos, datam da década de 1950.

 

No Brasil, o primeiro cartão de débito foi de 1956 (Diners Club) e de crédito foi de 1968 (Elo / Bradesco). Só em 1977 que todos os bancos passaram a emitir cartões próprios.

 

Em 1971, a IBM incorporou a tarja magnética aos cartões de banco. Como ela não era tão segura, o chip ajudaria em trazer mais segurança. Em 1995, a França tornou os chips obrigatórios em todos os cartões de débito e só em 2015 os cartões passaram a ter chip nos EUA.

 

Além do chip, já houve novos passos no mundo dos pagamentos. O contactless ou tecnologia NFC permite pagamentos com distância de até 10 cm entre cartão e maquininha, com a incorporação de uma antena interna nos cartões.

 

Daqui a algum tempo, talvez o cartão não seja mais tão usado, ou os celulares os incorporem. Pode ser que outros rumos e tecnologias surjam, quem sabe?!

 

MAIS CURIOSIDADES SOBRE OS CARTÕES DE CRÉDITO

 

Vimos várias curiosidades sobre a invenção de Roland Moreno e a história dos cartões de crédito. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode ver mais algumas curiosidades, como o significado dos números do cartão, ou ainda ver como que um cartão é feito:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Curiosidades sobre os cartões de crédito

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários