Curiosidades sobre os cartões de crédito

 Curiosidades

 

Os cartões de credito se tornaram um meio de pagamento bem popular em nosso país, visto que são uma forma de organizar as contas e não sofrer apertos em alguns momentos. Vamos saber mais curiosidades sobre os cartões? As informações tem como base o portal do Nubank:

 


Pessoa estende a mão e mostra seu cartão.
[Veja aqui o meu cartão. Imagem: jarmoluk / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Dígitos verificadores e a aritmética modular

 

» Usando o cartão como dinheiro

 

» Conheça alguns de seus direitos

 

O QUE SIGNIFICAM OS NÚMEROS DO CARTÃO?

 

O número principal do cartão é composto por doze dígitos, geralmente apresentados em grupos de quatro, para facilitar a leitura e uso. Eles são colocados apenas ao final da produção do cartão, quando testado. Dentro desses números, o primeiro digito representa a bandeira. Por exemplo:

 

3 - American Express.

4 - Visa

5 - MasterCard

6 - Discover

 

Pode haver bandeiras com dígitos iniciais iguais. Elo também usa dígito inicial 5 e Diners Club o digito inicial 3. Os dígitos segundo a sexto são dados do banco emissor, e os demais até o penúltimo de conta e cliente. O último é um dígito verificador (entenda como esses dígitos funcionam nos links sugeridos).

Outros três números bem importantes são os três dígitos de CVV. Com eles e a validade do cartão, podem ser feitas compras on-line. Por ser uma espécie de senha física, não devem ser compartilhados.

 

POR QUE LIMITAR A VALIDADE?

 

A ideia é garantir o uso em função da fita magnética do cartão. Com o limite de validade, o banco também pode revisar dados e atualizar a situação do cliente. O vencimento é um máximo, não o mínimo de validade: suspeitas de fraude ou perda/furto/roubo são motivos para reduzir a validade.

 

QUANDO A VALIDADE ACABA, O QUE FAZER?

 

A ideia é sentar e esperar. Quando o cartão chega por correio, ativar por telefone ou app e picotar totalmente o cartão velho. Nunca virá alguém do banco pedir o cartão antigo, se isso ocorrer, é golpe.

 

COMO O CARTÃO É FEITO?

 

Há uma norma internacional (ISO/IEC 7813:2006) que define todo o processo. Primeiro é feita uma placa, que será usada em vários cartões. Após, há impressões personalizadas segundo o banco emissor, corte das unidades e demarcação do chip. Depois, o cartão recebe o chip, a tarja magnética e selo holográfico, e são feitos testes.

 

Ficou curioso, esse vídeo ilustra tudo:

 


[Vídeo: Nubank]

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA CONTA DIGITAL

 

As contas digitais vêm crescendo e democratizando o acesso a serviços financeiros. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra quais as vantagens e desvantagens:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Conta digital: vale a pena?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários