Curiosidades
Os cartões de credito se tornaram um meio de pagamento bem popular em nosso país, visto que são uma forma de organizar as contas e não sofrer apertos em alguns momentos. Vamos saber mais curiosidades sobre os cartões? As informações tem como base o portal do Nubank:
[Veja aqui o meu cartão. Imagem: jarmoluk / Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Dígitos verificadores e a aritmética modular
» Usando o cartão como dinheiro
» Conheça alguns de seus direitos
O QUE SIGNIFICAM OS NÚMEROS DO CARTÃO?
O número principal do cartão é composto por doze dígitos, geralmente apresentados em grupos de quatro, para facilitar a leitura e uso. Eles são colocados apenas ao final da produção do cartão, quando testado. Dentro desses números, o primeiro digito representa a bandeira. Por exemplo:
3 - American Express.
4 - Visa
5 - MasterCard
6 - Discover
Pode haver bandeiras com dígitos iniciais iguais. Elo também usa dígito inicial 5 e Diners Club o digito inicial 3. Os dígitos segundo a sexto são dados do banco emissor, e os demais até o penúltimo de conta e cliente. O último é um dígito verificador (entenda como esses dígitos funcionam nos links sugeridos).
Outros três números bem importantes são os três dígitos de CVV. Com eles e a validade do cartão, podem ser feitas compras on-line. Por ser uma espécie de senha física, não devem ser compartilhados.
POR QUE LIMITAR A VALIDADE?
A ideia é garantir o uso em função da fita magnética do cartão. Com o limite de validade, o banco também pode revisar dados e atualizar a situação do cliente. O vencimento é um máximo, não o mínimo de validade: suspeitas de fraude ou perda/furto/roubo são motivos para reduzir a validade.
QUANDO A VALIDADE ACABA, O QUE FAZER?
A ideia é sentar e esperar. Quando o cartão chega por correio, ativar por telefone ou app e picotar totalmente o cartão velho. Nunca virá alguém do banco pedir o cartão antigo, se isso ocorrer, é golpe.
COMO O CARTÃO É FEITO?
Há uma norma internacional (ISO/IEC 7813:2006) que define todo o processo. Primeiro é feita uma placa, que será usada em vários cartões. Após, há impressões personalizadas segundo o banco emissor, corte das unidades e demarcação do chip. Depois, o cartão recebe o chip, a tarja magnética e selo holográfico, e são feitos testes.
Ficou curioso, esse vídeo ilustra tudo:
[Vídeo: Nubank]
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA CONTA DIGITAL
As contas digitais vêm crescendo e democratizando o acesso a serviços financeiros. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra quais as vantagens e desvantagens:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!