O varejo está preparado para o Contactless?

por - sexta-feira, maio 10, 2019


Variedades


Os formatos de pagamento se diversificaram. Pulseiras, celulares ou mesmo os próprios cartões de crédito passaram a oferecer a facilidade de pagamento por aproximação.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/05/Contactless.VarejoBrasileiro.Variedades.html
[Imagem: Money Max]



Dentre as emissoras de cartões de crédito, várias já lançaram essa solução, como o Nubank, onde não é necessário inserir o cartão na máquina, apenas deixá-lo bem próximo a ela e, se a compra for acima de R$ 50,00, digitar a senha. O fato de não digitar a senha em baixos valores é uma comodidade e, ao mesmo tempo, exige responsabilidade do usuário em não perder seu cartão.

Mas há outro fato que chama mais a atenção. Por mais que seja algo relativamente novo, o pagamento por aproximação começou a ser possibilitado pelas máquinas de cartão, vindo inserido o ícone no canto para indicar que é possível. Ou ainda surgem os avisos, ou no sistema de caixa (monitor do computador) ou na máquina: "Insira, aproxime ou passe o cartão".

Mas muitos comerciantes não sabem que a função está disponível. Eles estão acostumados a inserir o cartão para então ver quais opções de pagamento são possíveis.  Em supermercados e lojas, com ou sem a função, o valor do pagamento já é lançado de forma eletrônica para a maquininha. Para aqueles que usam apenas a máquina, basta pedir ao cliente qual a bandeira ou se crédito/débito e então deixá-lo aproximar seu cartão.

Os varejistas precisam ficar atentos às novidades de pagamentos eletrônicos. Eles representam não só um futuro como forma de pagamento, mas o presente. Na Suécia e na Noruega, inclusive, já se cogita extinguir o dinheiro em papel, tamanha a adesão a outras formas de pagamento, onde manter caixas eletrônicos e dinheiro de papel se tornou mais caro e não trazendo grande benefício.


👉 E ainda mais para você: Quais os melhores dias para ir ao banco?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!