Inteligência artificial na prática: 7 dicas para impulsionar seu marketing e criação de conteúdo

Tecnologia

 

Silenciosa e inovadora, a inteligência artificial (IA) está chegando para otimizar e simplificar as rotinas de trabalho. Você já deve ter ouvido falar que a IA vai tomar o mercado e substituir o trabalho humano - mas não é bem assim que funciona. Na verdade, a inteligência artificial tende a atuar como um assistente, incorporando-se ao seu cotidiano para aumentar a produtividade e automatizar tarefas. Com o marketing de conteúdo, não poderia ser diferente.

 

Isso não significa que o marketing, por exemplo, será colocado em piloto automático. Nesse caso, o foco está em otimizar estratégias e melhorar o relacionamento com o cliente, levando a um número maior de vendas e fidelização. Seja na área do atendimento, recomendações personalizadas, otimização de publicidade ou aprimorar a experiência do cliente, existe uma IA para ajudar no trabalho.

 

Ao longo desse post, você vai entender o que é a inteligência artificial, seus benefícios e algumas estratégias de aplicação no marketing. Vamos começar?

 

Vendo as inúmeras possibilidades que a IA proporciona

[Inteligência artificial: um mundo de possibilidades]


 

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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O QUE É E COMO SURGIU?

 

A inteligência artificial é um campo dentro da ciência da computação, atuando no desenvolvimento de sistemas que simulam a habilidade humana de pensar e resolver problemas. A pesquisa iniciou ainda em 1950, quando Alan Turing elaborou o Teste de Turing na intenção de descobrir se um computador conseguiria demonstrar a mesma inteligência de uma pessoa.

 

Contudo, o termo “inteligência artificial” só apareceu com John McCarthy, em 1956, quando o cientista criou uma linguagem de programação denominada Lisp - abrindo portas para a evolução da IA. Em um pulo para 1967, Frank Rosenblatt inventou o primeiro computador baseado em uma rede neural com aprendizagem por tentativa e erro.

 

Poucos anos depois, com a expansão de desenvolvimentos de softwares para áreas corporativas e internet comercial, as empresas começaram a criar sistemas de navegação com IA, como o protótipo do Google. A partir desse momento, o conhecimento sobre a inteligência artificial e sua posterior evolução amplificou-se exponencialmente, nos levando ao nível surpreendente de tecnologia que usamos hoje.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MARKETING?

 

Por trás de todas as soluções e inovações do mercado - mesmo as mais comuns - está a inteligência artificial, isso porque ela já está inserida em aplicações do cotidiano, deixando claro sua relevância para as organizações. No marketing, a IA pode ter um papel ainda mais poderoso. Vantagens como otimização de custos, criação de campanhas personalizadas e efetivas e fortalecimento entre marca e público são principais ao usar uma IA.

 

Assim, não só é uma grande aliada na atração de oportunidades de público e negócios, como também impulsiona a fidelização dos clientes por meio da experiência personalizada. Para entender um pouco mais sobre os benefícios que essa ferramenta pode trazer, destacamos os mais relevantes em uma lista. É só continuar lendo!

 

Redução de custos operacionais

 

Ao usar sistemas inteligentes de automação e análise de dados, é possível impactar de forma positiva o desempenho financeiro do seu negócio. A partir da implantação da inteligência artificial no seu negócio, surge também a eficiência operacional.

 

Fatores como agilidade, diminuição da ocorrência de erros e remanejamento de profissionais atuando em áreas mais estratégicas são ganhos proporcionados por uma IA. Outro ponto é o processamento de grandes volumes de dados, com análise de informações e aplicação de uma performance de campanhas de marketing mais direcionadas, o que também resulta na redução dos custos em campanhas de marketing.

 

Escalabilidade do negócio

 

Afinal, o que escalabilidade do negócio significa? Na prática, basicamente, é fazer mais sem necessidade de aumentar os investimentos. A inteligência artificial permite aumentar a escala das operações sem aumentar infraestruturas ou investir ainda mais.

 

Um exemplo é um sistema de atendimento alimentado por IA. Ele é capaz de atender muito mais clientes, o que impacta positivamente a experiência do cliente.

 

Agilidade de processos

 

Um benefício proveitoso para a rotina da empresa é a agilidade e desburocratização de processos ganhadas com a aplicação da IA. Ao invés de implementar recursos sem um diagnóstico para levar um “tiro no pé”, estudar a sua empresa e mapear a organização é um dos fatores fundamentais na hora de fazer esse método funcionar. Assim, você conquista produtividade e um workflow planejado e funcional. 

 

Melhoria na experiência do cliente

 

Já pensou como a IA pode oferecer as melhoras experiências para os seus clientes? Afinal, é entendendo as preferências do seu público que você consegue desenvolver ações ao encontro das necessidades e desejos deles.

 

Um exemplo comum é a possibilidade de realizar o checkout da compra em poucos cliques em e-commerces. Outro modelo são os chatbots de sites ou WhatsApp para solucionar problemas de complexidade baixa, evitando a espera pelo atendimento. 

 

COMO USAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MARKETING: 7 ESTRATÉGIAS

 

Se pararmos para pensar, a inteligência artificial está presente em todo lugar. Desde sugestões de filmes e séries fornecidas pelos algoritmos dos streamings até a conversas com assistentes virtuais como Alexa, a IA está à nossa volta. Mas como isso é aplicado no marketing?

 

Na área de produção de conteúdo e marketing, existem diversas possibilidades de estratégia para implementar a inteligência artificial. Setores como previsão de tendências, segmentação e qualificação de leads, bem como interações mais significativas com os usuários, são exemplos notórios de usos da IA.

 

No entanto, essas não são as únicas opções. Para você entender mais sobre o uso da IA, aqui vão algumas estratégias para ficar ligado.

 

1. Mapeamento da jornada do cliente

 

Na jornada do cliente, é possível indicar várias aplicabilidades. A IA identifica pontos de contato, contribui na validação de dores do usuário, mapeia onde está o consumidor no funil de vendas e atua na fidelização dos clientes. Essa técnica traz mais clareza sobre as necessidades dos consumidores, tornando as campanhas de marketing mais assertivas.

 

2. Gestão orientada a dados

 

Adotar a IA na rotina favorece o processo de uma gestão orientada a dados. Isso significa que em vez de basear-se somente na intuição, a decisão de gestores estará ligada a informações concretas. Dessa forma, é garantida ainda mais objetividade à gestão do marketing com análises precisas.

 

3. Qualificação de leads

 

Outra estratégia do processo comercial é a qualificação de leads. Nesse caso, a IA se encontra presente em um software, capaz de permitir a identificação de quais métodos estratégicos têm mais potencial de atingir bons resultados e atrair leads mais qualificados. Sem contar que, a partir disso, existe uma transparência maior sobre o perfil de cliente ideal para a sua organização e que dados usar para montar abordagens mais assertivas.

 

 

4. Investimento em mídia paga

 

Uma estratégia muito comum no marketing é a mídia paga. Com inteligência artificial, é possível criar anúncios mais personalizados a partir de informações fornecidas pelos consumidores. Com acesso a dados e comportamentos de usuários na internet, como sites de visita e pesquisas realizadas, a probabilidade em criar um anúncio certeiro ao seu público é muito mais alta.

 

5. Automação de marketing

 

No cotidiano, existem muitas tarefas que podem ser automatizadas para simplificar o trabalho e aumentar a eficiência. Com um sistema de automação de marketing, você é capaz de automatizar atividades como segmentação de clientes, fluxos de -mail e até a elaboração de relatórios de desempenho. Com as ferramentas certas, é possível reduzir o nível de falhas humanas e otimizar esforços da organização.

 

6. Estratégia para redes sociais

 

Montar uma estratégia de marketing para as redes sociais vai muito além de criar um perfil e postar qualquer conteúdo. Para garantir uma estratégia eficiente e planejada, com o auxílio de uma IA você consegue monitorar o perfil dos seus seguidores, o que estão comentando sobre a sua marca e o alcance e engajamento das suas postagens. Assim, você consegue adotar técnicas para favorecer sua presença no mundo online e construir autoridade dentro do seu nicho.

 

7. Marketing de conteúdo

 

A inteligência artificial pode ser muito útil na hora de orientar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Com a análise de dados pela IA, é possível mapear os temas em tendência para o público e, dessa forma, orientar as pautas de produção de conteúdo. Assim, além de se posicionar como autoridade na sua área, você consegue atrair potenciais clientes que estejam sofrendo problemas que a sua empresa é capaz de solucionar.

 

 

POR FIM,

 

O uso da inteligência artificial no marketing digital ainda é recente, mas não há como negar as aplicabilidades e benefícios que essa inovação pode acrescentar ao seu dia-a-dia. Contar com mais eficiência na hora de produzir conteúdo e automatizar tarefas pode ser a peça-chave para aumentar a produtividade da sua empresa. E aí, o que está esperando para impulsionar as suas estratégias de marketing com inteligência artificial?

 

E OS USOS DO RECONHECIMENTO DE IMAGEM

 

Imagens, áudios e vídeos exigem outros recursos de interpretação por buscadores e por softwares. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, veja alguns usos que existem nesses recursos:

 

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