Usando o ChatGPT da OpenAI: as informações dadas são confiáveis?

Tecnologia

 

Nos últimos tempos, o ChatGPT e o uso da inteligência artificial (IA) para a produção textual vem sendo muito discutida. Houve casos em que pessoas usaram IA para fazerem trabalhos escolares e acadêmicos, burlando o princípio de que esses trabalhos são propostos para permitir com que o raciocínio pessoal se desenvolva, ideias surjam e conhecimentos sejam consolidados.

 

Apesar desse lado inconveniente e que pode gerar condutas inadequadas, a IA também pode ser mais uma ferramenta de pesquisa, mas que precisa ser usada com cautela. O Blog do Mestre fez alguns testes, com pesquisas em inglês, sobre diferentes temas, para levantar as respostas indicadas pelo ChatGPT. Vamos conferir os resultados?

 


Logo da inteligência artificial chamada ChatGPT
[Logotipo do ChatGPT. Imagem: Klippa | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Usos de reconhecimento de imagens

 

» Incansáveis

 

» O papel das redes sociais e dos buscadores

 

TESTE 1 – APRENDER INGLÊS

A pergunta que fizemos

 

Perguntamos: “Como aprender a língua inglesa mais rápido e melhor?”, que é uma dúvida forte entre quem não nasceu nos países que são falantes e quer não apenas fazer viagens e se comunicar, mas poder ler, entender e se divertir também com essa língua.

 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

Com base em nossa pergunta, o ChatGPT respondeu:

 

“Aprender uma língua requer prática consistente e exposição à língua. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a aprender inglês melhor e mais rápido:

 

1. Imergir na língua: Busque ficar imerso na língua o máximo possível. Escute músicas em inglês, assista a filmes ou programas de TV em inglês, e tente ler livros, jornais ou artigos em inglês.

2. Pratique conversação com nativos: se você tiver a oportunidade, tente conversar com falantes nativos de inglês. Isso irá ajudá-lo a aprimorar suas habilidades em inglês, ampliará sua confiança e irá melhorar sua pronúncia.

3. Foque em construir seu vocabulário: Aprenda novas palavras todos os dias e tente usá-las em suas conversas. Faça cartõezinhos, use ferramentas on-line de construção de palavras ou simplesmente leia e grife palavras que você não sabe e procure suas definições.

4. Pratique gramática regularmente: gramática é uma parte essencial do aprendizado de línguas. Dedique algum tempo diário para estudar e praticar regras de gramática.

5. Use apps para aprender línguas: há alguns aplicativos disponíveis para aprender línguas que podem ajudá-lo a aprender inglês rápido. Alguns bem populares ingluem Duolingo, Babbel e Rosetta Stone.

6. Encontre um amigo para trocar conhecimentos: encontre um(a) amigo(a) para trocar conhecimentos que também esteja aprendendo inglês e pratique conversação com ele(a) regularmente. Isso irá auxiliá-lo a melhorar suas habilidades de conversação e aprender mais sobre a língua e cultura.

 

Lembre-se de que aprender uma língua é um processo que exige tempo e esforço. Seja paciente consigo mesmo, pratique consistentemente e curta a jornada!”

 

Comentário sobre a resposta

 

Recebemos uma resposta coerente, visto que são passados os vários caminhos de aprendizagem de línguas estrangeiras, como ler, ouvir, praticar conversação, buscar ampliação constante de vocabulário e, principalmente, ter paciência. Um novo aprendiz de inglês deve ter a abertura de uma criança para aprender, visto que a ideia é essa: crescer e saber, com paciência.

 

TESTE 2 – A CAPITAL DO BRASIL

A pergunta que fizemos

 

Perguntamos: “Quando Brasília se tornou a capital do Brasil?”. Essa não é uma dúvida quando falamos de Brasil e pensamos no governo de Juscelino Kubitscheck, mas cabe lembrar que o ChatGPT não é uma plataforma brasileira, e sim, baseada no exterior.

 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

Diante dessa pergunta, o ChatGPT indicou:

 

“Brasília se tornou a capital do Brasil em 21 de abril de 1960. A cidade foi inaugurada naquele dia e os escritórios de governo e oficiais foram transferidos do Rio de Janeiro para Brasília. A transferência da capital foi a parte de um plano de desenvolvimento do interior do país e promoção da integração regional”

 

Comentário sobre a resposta

 

A data apresentada e os motivos que fizeram Brasília surgir foram adequadamente apresentados. A resposta foi relativamente simples, mas é importante ressaltar que nem todas as edificações oficiais terminaram na mesma data, como mostramos nesse post sobre as edificações oficiais de Brasília.

 

TESTE 3 – OS MAIORES PAÍSES DO MUNDO

A pergunta que fizemos

 

Perguntamos: “Quais os dez maiores países do mundo?”. É uma pergunta aberta, que não apresenta um critério de “maior” ou “menor”, mas usualmente se refere à área.

 


mapa em papel amassado
[Representação simplificada do Mapa Múndi. Imagem: Yuri | Pixabay]


 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

Com o questionamento, o ChatGPT indicou:

 

“Aqui estão os dez maiores países no mundo segundo sua área territorial:

 

1.  Rússia: 17.098.242 km².

2.  Canadá: 9.984.670 km².

3.  China: 9.596.961 km².

4.  Estados Unidos da América: 9.147.593 km².

5.  Brasil: 8.515.767 km².

6.  Austrália: 7.692.024 km².

7.  Índia: 3.287.263 km².

8.  Argentina: 2.780.400 km².

9.  Cazaquistão: 2.724.900 km².

10. Argélia: 2.381.741 km².

 

É importante salientar que o ranking dos maiores países por área territorial pode variar significativamente, dependendo das fontes usadas.”

 

Diante da afirmação aberta sobre as fontes usadas, perguntamos que variações seriam essas, recebendo a seguinte resposta da plataforma:

 

“Os rankings dos maiores países por área territorial podem variar dependendo das fontes utilizadas e do método de medição. As principais diferenças nos rankings estão frequentemente nas diferentes interpretações de contornos territoriais, incluindo bordas territoriais, perímetros marítimos/oceânicos e áreas em disputa.

 

Por exemplo: algumas fontes podem incluir territórios que não internacionalmente reconhecidos como soberanos, como Taiwan ou Saara Ocidental. Outras podem incluir regiões que são disputadas por diferentes países, como a de Kashmir (disputada por Índia e Paquistão), ou o mar do sul da China.

 

Um outro fator que pode impactar os rankings é o método usado para a medição de área. Há diferentes modos de medir áreas, como usar a área territorial total, incluindo todos os corpos d’água, ou usando a área sem os corpos d’água. Algumas fontes podem também considerar algo além ou menor que as figuras correspondentes à área, levando a diferentes rankings.

 

Como um todo, enquanto os rankings podem variar um pouco, os países que consistentemente aparecem no top dez dos maiores quanto à área são Rússia, Canadá, China, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Índia, Argentina, Cazaquistão e Argélia.”

 

 

 

Comentário sobre a resposta

 

Apresentou-se o ranking dos maiores países, que confere com dados existentes em diferentes fontes, mas não se diz, justamente, quais as fontes em momento algum. As limitações de medida só foram fornecidas pela plataforma após um segundo questionamento sobre o tema, também sem citar quais rankings eram tratados.

 

A consideração dos territórios em corpos d’água pode ser muito significativa, principalmente em casos de grandes costas oceânicas. Para se ter uma ideia, o território oceânico brasileiro chega a ser chamado de Amazônia Azul, dada a sua extensão e riqueza de recursos para o Brasil. A segunda resposta trouxe, de forma adequada, a existência desse critério.

 

TESTE 4 – CORRIDA ESPACIAL

A pergunta que fizemos

 

Perguntamos: “Quem foi o primeiro homem a pôr os pés na Lua?”. Trata-se de um marco histórico internacional, dentro da corrida espacial que foi travada entre EUA e URSS.

 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

Com tal pergunta, a resposta do ChatGPT foi:

 

“A primeira pessoa a dar um passo na lua foi o astronauta estadunidense chamado Neil Armstrong. Em 20 de julho de 1969, ele se tornou o primeiro humano a pôr os pés na superfície lunar como parte da missão Apollo 11. Essas famosas palavras foram proferidas: ‘É um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade’ “

 

Comentário sobre a resposta

 

A resposta foi precisa, trazendo não apenas a informação solicitada, mas data e a expressão proferida por Neil Armstrong.

 

TESTE 5 – MAIS PERGUNTAS SOBRE ASTRONAUTAS

A pergunta que fizemos

 

Perguntamos: “Qual a diferença de idade entre Buzz Aldrin e sua mais recente esposa?”. Buzz Aldrin também fez parte das históricas missões da corrida espacial, e recentemente foi noticiado o último casamento dele.

 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

A resposta do ChatGPT (em 31 de março de 2023) foi a seguinte:

 

“Como a data de corte do meu conhecimento é de 2021, Buzz Aldrin tinha 91 anos de idade e ele tinha casado três vezes. Seu casamento mais recente foi com uma mulher chamada Anca Faur, com quem ele casou em 2020. Como eu não tenho acesso às suas datas de nascimento ou idades correntes, eu não consigo indicar a diferença exata de idades entre Buzz Aldrin e Anca Faur na data corrente de 31 de março de 2023. “

 

Comentário sobre a resposta

 

Uma limitação temporal do ChatGPT fica clara, visto que ele coloca 2021 como ano de corte da sua base de dados. Também é possível observar uma imprecisão nas datas apresentadas: Buzz Aldrin já namorava em longa data a doutora em Engenharia Química, mas, segundo o g1, casou-se em 2023, e não em 2020. Nenhum dos dois nasceu depois de 2021, então pela obtenção de datas e contas de soma e subtração, seria possível dizer a diferença de idade entre eles, mas a ferramenta não foi capaz de efetuar tais cálculos.

 

TESTE 6 – FALANDO SOBRE A PANDEMIA

A pergunta que fizemos

 

O recorte temporal do banco de dados do ChatGPT é de 2021, ou seja, foi abrangida parte da pandemia de coronavírus. Com isso, lançamos a pergunta: “Qual o efeito da hidroxicloquina no tratamento da Covid-19?”.

 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

Diante do polêmico tema, o ChatGPT respondeu:

 

“Hidroxicloroquina é uma droga que tem sido usada para o tratamento de várias doenças como malária e lúpus. Ela também foi considerada um tratamento potencial para Covid-19 durante os estágios iniciais da pandemia. Porém, múltiplos testes clínicos e estudos demonstraram que hidroxicloroquina não possui um benefício significante no tratamento de Covid-19  e pode causar piora em certos casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o US Food and Drug Administration (FDA) alertaram sobre o uso de hidroxicloroquina como tratamento de Covid-19 fora de testes clínicos ou quando prescrita por um médico para um paciente específico.

Em junho de 2020, um grande estudo controlado e randomizado conduzido no Reino Unido apontou que hidroxicloroquina não reduz a mortalidade em pacientes hospitalizados com Covid-19 comparando-se a cuidados padrão. De forma similar, um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine, em novembro de 2020 concluiu que hidroxicloroquina não previne períodos de enfermidade entre pessoas expostas ao vírus da Covid-19.

Além de tudo isso, hidroxicloroquina leva a possíveis efeitos colaterais, incluindo arritmia cardíaca, danos hepáticos e renais, e danos à visão. Além disso, é importante seguir as recomendações de profissionais de saúde e agências regulatórias sobre o uso de hidroxicloroquina no tratamento de Covid-19.“

 

Comentário sobre a resposta

 

O ChatGPT adequadamente aponta que, nos primeiros momentos da pandemia, pensava-se na hidroxicloroquina como tratamento a ser estudado e, se apresentasse benefícios comprovados, adotado. Também de forma correta, indica que o conhecimento sobre a doença avançou e, diante disso, caiu a recomendação do uso de hidroxicloroquina para a finalidade de tratar a Covid-19.

 

TESTE 7 – EMISSORAS LÍDERES NO BRASIL

A pergunta que fizemos

 

Falando sobre algumas das maiores emissoras de TV do Brasil, perguntamos: “Qual a diferença entre Globo e SBT?”.

 


tvglobo e sbt
[Logos das duas emissoras. Imagem: OTVfoco | Reprodução]


 

 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

Com a nossa pergunta, o ChatGPT respondeu:

 

“Globo e SBT são dois canais de televisão populares no Brasil. Enquanto ambos oferecem vários tipos de programas, há algumas diferenças entre eles.

A Globo é o maior canal de televisão do Brasil e é conhecida por suas produções de alta qualidade, incluindo telenovelas, programas jornalísticos e de auditório/entretenimento. O canal possui uma vasta linha de programas que buscam diferentes audiências, incluindo esportes, filmes e documentários. A Globo é conhecida também por cobrir os maiores eventos no Brasil e ao redor do mundo, como os jogos olímpicos e a copa do mundo.

Do outro lado, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) é o segundo canal brasileiro e é conhecido pelo foco em programas de entretenimento. As feições do SBT incluem game-shows, realities e programas de comédia, bem como jornais e telenovelas. O SBT também possui alguns programas populares internacionais como novelas mexicanas ou dramas turcos.

Diante de tudo, a principal diferença entre Globo e SBT é o tipo de programação que oferecem: enquanto a Globo oferece programas mais diversos, o SBT possui enfoque maior em entretenimento.“

 

Comentário sobre a resposta

 

Há diferentes enfoques entre os canais para formarem sua programação. A TV Globo prioriza eventos ao vivo ou coberturas de acontecimentos jornalísticos, enquanto que tal enfoque não é dado pelo SBT, como se pode observar nos últimos anos em eventos como a votação do impeachment de Dilma Rousseff, ou a ausência de programas jornalísticos na grade dominical, que possui apenas boletins pré-gravados ou com defasagem temporal (Repórter SBT ou boletins de afiliadas).

O recorte temporal do ChatGPT não trouxe fatos como o impacto econômico da pandemia nas empresas, inclusive a TV Globo, que optou por não manter alguns direitos esportivos no portfólio, que chegaram a ser adquiridos pelo SBT e outros concorrentes. Anterior a 2021 está a alternância entre SBT e RecordTV na vice-liderança nacional.

 

TESTE 8 – MANDRÁGORA

A pergunta que fizemos

 

Uma planta que chama a atenção há tempos é a mandrágora, então lançamos duas perguntas consecutivas: “Qual a lenda da mandrágora? É verdade que essa planta produz sons?”.

 


Uma mandrágora vista de cima
[Uma mandrágora com a raiz dentro da terra. Imagem: Erik Llerena | Pixabay]


 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

Diante dessas perguntas, o ChatGPT respondeu:

 

“A mandrágora é uma planta que tem feito parte de lendas e folclores há séculos. De acordo com uma das lendas, a raiz da mandrágora cresce abaixo de onde um homem foi enforcado, e quando a raiz é retirada do solo, seu grito pode causar loucura ou até a morte de quem ouvi-lo.

Em tempos ancestrais, acreditava-se que a mandrágora possuía poderes mágicos e seria frequentemente usada em rituais ou como um afrodisíaco. Também se acreditava que possuía propriedades medicinais e era usada como anestésico.

A ideia que a mandrágora produz sons foi originada possivelmente da crença que a raiz da planta emite um som quando removida da terra, como mencionado acima, porém, na realidade, a mandrágora não produz sons. O som (grito) que foi atribuído seria de uma pessoa que acidentalmente teria arrancado a planta enquanto tentava tirar a raiz.

Na cultura popular, a lenda da mandrágora foi inserida em vários trabalhos literários, como Romeu e Julieta de Shakespeare, ou Harry Potter e a Câmara Secreta, de J.K. Rowling. “

 

Comentário sobre a resposta

 

A mandrágora é envolvida em muitas lendas, inclusive em função de seu formato de raiz, que lembra um rosto. Também está na Literatura. Descobriu-se, ainda, que é uma planta tóxica, não recomendada para plantio doméstico.

 

TESTE 9 – QUESTÃO DE CÁLCULO

A pergunta que fizemos

 

Tentamos conferir a resposta para uma questão clássica do Cálculo diferencial e integral: “Se f(x) = x² - x + 9, qual a derivada de f(x)?”.

 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

Com isso, a função derivada foi fornecida:

 

“A derivada de f(x) é dada pela expressão:

 

f'(x) = d/dx (x² - x + 9)

 

Para encontrar essa derivada, nós usamos a regra das potências e a regra da constante multiplicando uma variável. De acordo com a regra da potência, a derivada de  x^n em relação a x é nx^(n-1). De acordo com a regra da constante, a derivada de  cf(x) quanto a x é  c*f'(x), onde c é uma constante. Usando essas regras, nós encontramos a derivada de f(x), como segue:

 

f'(x) = d/dx (x² - x + 9) = d/dx (x²) - d/dx (x) + d/dx (9) = 2x - 1 + 0 = 2x - 1

 

Assim, a derivada de f(x) é f'(x) = 2x - 1. “

 

Comentário sobre a resposta

 

As regras de derivação foram adequadamente utilizadas, conforme você pode conferir em nosso post sobre funções derivadas.

 

TESTE 10 – TABELA PERIÓDICA

A pergunta que fizemos

 

Tentamos verificar um elemento da tabela periódica: “Qual o elemento 117 da tabela periódica dos elementos?”.

 

A resposta dada pelo ChatGPT

 

De pronto, recebemos essa resposta:

 

“O elemento 117 da tabela periódica dos elementos é o Tenessino (Ts). É um elemento sintético e que foi primeiramente sintetizado em 2010 por um time de cientistas russos e estadunidenses. Tenessino é um elemento altamente radioativo e possui uma meia-vida muito curta, o que dificulta seu estudo. Suas propriedades químicas não são bem conhecidas, mas se acredita que ele pertença ao grupo dos halogênios. Esse elemento foi nomeado em homenagem ao estado estadunidense do Tennessee.“

 

Comentário sobre a resposta

 

O elemento químico confere com o presente na posição 117 da tabela periódica dos elementos. Há variantes desse nome em português, como “Tenesso”, por exemplo.

 

COMO SE SAIU O CHATGPT NOS NOSSOS TESTES? QUAIS AS VANTAGENS E LIMITAÇÕES?

 

Fizemos dez testes simples sobre temas diversos, que vão das ciências ao entretenimento, das linguagens à Matemática e Química. Numa interpretação de pontos fortes e desfavoráveis, tivemos 80 % de respostas que seriam adequadas aos questionamentos, e 20 % delas teriam deficientes. Isso apontaria, a grosso modo, que a inteligência artificial seria uma ferramenta a mais para fazer pesquisas e buscar aprendizado. Por outro lado, cabem algumas ressalvas bem importantes:

 

* Não confiar somente em ChatGPT: nunca se deve buscar uma fonte exclusiva de conhecimento, mas um cruzamento de fontes diversas, avaliando o rigor delas.

* Usar como base, não como referência (única ou não): lembre-se que Google ou ChatGPT não são referência de nada, apenas agregadores de informações com bons algoritmos, mas que falham, então seu trabalho escolar e principalmente acadêmico não devem ser formulados com base nisso. Além de antiético, o formato de escrita não é condizente.

* Atentar ao limite temporal da ferramenta: o lapso apontado é de 2021, mas algumas informações anteriores podem ter incorreções ou terem mudado nos últimos dois anos.

* Fazer suas tarefas escolares: há casos em que contas e dados são corretamente feitos, inclusive com raciocínios montados, o que não é muito comum na escola. Por mais que seja interessante, não parta da IA para resolver, mas tente e resolva primeiro.

* Lembre-se do que são ferramentas computacionais automáticas: uma IA, um programa de computador ou um motor de buscas são mecanismos automáticos que fazem algo, mas não possuem discernimento como o ser humano. Essa função não pode ser delegada nunca.

 

FALANDO MAIS SOBRE DADOS E TECNOLOGIA

 

Outros assuntos que entram em pauta no mundo da tecnologia são conceitos como ditadura digital e divisão digital. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre esses temas:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A ditadura digital e a era dos dados

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários