Usos secretos do reconhecimento de imagem que você nunca viu

 Tecnologia

 

O reconhecimento de imagem é a tecnologia na qual o conteúdo de uma imagem é reconhecido e identificado. Com essa tecnologia, você pode descobrir facilmente objetos, texturas, padrões e outros elementos em uma imagem. Hoje a tecnologia de reconhecimento de imagem está sendo usada em vários lugares, e seu uso aumentou na medida em que você pode ver facilmente seu uso nas aplicações mais cotidianas.

 

O Reconhecimento de imagem está resolvendo muitos problemas que enfrentamos em nossas vidas diárias. É comumente utilizado em marketing, comércio eletrônico, transporte, segurança e até saúde. Ele tem muitos usos, desde o diagnóstico de câncer até a detecção de notas falsas. Alguns usos secretos do reconhecimento de imagem serão discutidos aqui neste post.

 

Antes de falarmos sobre os usos secretos do reconhecimento de imagem, gostaríamos que você soubesse que essa tecnologia é bem diferente do aprendizado de máquina (machine learning), portanto, não devemos confundir nenhum desses conceitos entre si. O reconhecimento de imagem é simplesmente identificar o conteúdo de uma imagem. Em contraste, a outra técnica não se refere apenas à detecção, reconstrução e rastreamento de imagens.

 


Quanta gente?!
[Reconhecimento de imagem em funcionamento. Imagem: Gerd Altmann / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que é o clickbait?

 

» Sua senha é segura?

 

» Como a polícia descobriu as mensagens de WhatsApp no caso Henry?

 

 

USOS SECRETOS DO RECONHECIMENTO DE IMAGEM QUE VOCÊ DEVE CONHECER

 

Neste artigo, discutiremos alguns dos usos comuns, porém secretos, do reconhecimento de imagem sobre os quais você não teria conhecimento.

 

1. Reconhecimento de imagem é usado para capturar contas falsas

 

Um dos usos mais interessantes do reconhecimento de imagem é capturar contas falsas, também conhecidas como contas catfish (peixe-gato, em tradução literal). Nos últimos anos, a tendência de criação de contas falsas e fraudes aumentou muito. Não havia uma maneira precisa e confiável de encontrar contas falsas no passado.

 

Hoje, graças à tecnologia e ferramentas modernas que são alimentadas por reconhecimento de imagem, você pode facilmente desvendar todos os tipos de contas falsas nas plataformas de mídia social. Você pode usar o reconhecimento de imagem para descobrir as contas que estão usando as mesmas imagens que as suas ou de pessoas famosas. A maioria das pessoas hoje cria contas falsas para golpes, espalha notícias falsas e acaba prejudicando a reputação de pessoas famosas ou conhecidas.

 

2. Ferramentas de pesquisa reversa de imagem usam reconhecimento

 

As ferramentas de busca reversa de imagens on-line também são bastante utilizadas. Esses utilitários também usam tecnologia de reconhecimento de imagem e inteligência artificial. Um utilitário de pesquisa por imagem usa IA e algoritmos de reconhecimento de imagem para analisar a imagem de entrada e procurar imagens semelhantes na web.

 

Ele pode ser usado para encontrar informações sobre a propriedade de uma imagem, encontrar a origem, plágio, e também para dezenas de propósitos diferentes. Hoje, a precisão e a confiabilidade das ferramentas de busca por foto se devem à tecnologia de reconhecimento de imagem. Você pode usar esses utilitários para verificar como o reconhecimento de imagem contribui para obter resultados mais precisos. Isso é interessante, também, para reconhecer imagens com usos fora do previsto ou aleatórias em propagandas em sites, como no link sugerido que vamos deixar ao final deste post.

 

3. Reconhecimento de imagem é usado em sistemas de segurança e reconhecimento facial

 

Você ficaria surpreso ao saber que o sistema de reconhecimento facial em seu celular também usa a técnica de reconhecimento de imagem?! Uma das grandes razões pelas quais o reconhecimento de imagem é considerado popular é que ele é comumente utilizado em segurança. Você pode avaliar a precisão dos sistemas modernos de reconhecimento de imagem simplesmente definindo um bloqueio de reconhecimento facial no seu celular. Hoje, essa tecnologia não está sendo usada apenas em celulares, mas também para desbloquear aplicativos bancários. Hoje, os profissionais de marketing também estão usando essa tecnologia para descobrir informações sobre a identidade e o gênero da pessoa.

 

4. O reconhecimento de imagem está sendo usado no setor de saúde

 

Outro uso secreto do reconhecimento de imagem é que ele é usado no setor de saúde. Você ficaria surpreso ao saber que hoje o reconhecimento de imagem é amplamente utilizado em todo o mundo para identificar tumores, cânceres e até mesmo ossos quebrados (fraturas). O reconhecimento de imagem também está ajudando pessoas com deficiência visual; você pode ver o uso de bengalas de alta tecnologia especialmente projetadas para pessoas cegas. Existem muitos outros usos de RI neste setor que você pode encontrar facilmente se fizer alguma pesquisa.

 

5. As agências governamentais usam o reconhecimento de imagem

 

Você também deve saber que as agências governamentais também estão usando a técnica de reconhecimento de imagem. As agências governamentais usam imagens para identificar pessoas e coletar informações sobre elas. Polícia, agências de inteligência e outros departamentos relevantes. A tecnologia também é usada para obter informações sobre pessoas identificadas em imagens de CCTV. Tornou-se fácil capturar criminosos por causa dessa tecnologia. As estatísticas mostram uma diminuição significativa nas taxas de criminalidade em áreas onde as agências usam essa tecnologia avançada para investigar e capturar fraudes e criminosos!

 

POR FIM:

 

Estes são alguns dos usos mais comuns de reconhecimento de imagem que você deve conhecer. Você pode notar todos esses usos dessa tecnologia em sua vida diária, você percebendo ou não.

 

UM EXEMPLO DE PESQUISA REVERSA

 

A empresária Alice Matos aparecia em anúncios no Taboola, mas em produtos bem diferentes do que vende. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, contamos mais onde ela trabalha e o que faz, após descobrirmos usando pesquisa reversa de imagens:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Esse post não é sobre a pílula que zera a fome e seca gordura que invadiu as academias do Brasil

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários