O duplipensar de Orwell

Cultura & Comportamento

 

Já trouxemos uma curiosidade sobre a TV e o livro 1984 de George Orwell, mas essa não é a única. Um termo muito popular atualmente é o duplipensar. Esse nome é bem intuitivo, mas vamos pensar mais sobre o que ele significa?

 


Mapa mundi com países da eurásia
[Governos pelo mundo se constroem no Duplipensar. Imagem: ErikaWittlieb / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O menino que vendia aviões

 

» Coisas que vimos nas últimas eleições

 

» A juventude indisciplinada

 

O QUE SIGNIFICA O DUPLIPENSAR?

 

Segundo o Blog da Companhia das Letras, que publicou a obra 1984:

 

"Duplipensamento significa a capacidade de abrigar simultaneamente na cabeça duas crenças contraditórias e acreditar em ambas. O intelectual do Partido sabe em que direção suas memórias precisam ser alteradas; em consequência, sabe que está manipulando a realidade; mas, graças ao exercício do duplipensamento, ele também se convence de que a realidade não está sendo violada"

 

Sendo algo que é contraditório, mas você crê como verdadeiro, o duplipensamento parte na construção das narrativas, forjando o passado para justificar o presente.

 

DUPLIPENSAR SENDO USADO PARA TODOS OS LADOS

 

Como o nome "duplipensar" entrou na moda, foram usos extensos para todos os lados. Basta abrir algumas colunas de política que você vai encontrar alegações de que a esquerda manda censurar cartazes que a associam à censura, ou que a direita desfaz a afirmação anteriormente feita em prol da opinião pública. 

 

Há uma vasta linha de exemplos para todos os lados e gostos. O problema de todos eles é de falar em duplipensar, mas não o entender em um contexto maior, não captar essa mensagem de forma ampla.

 

A REAL IDEIA DO DUPLIPENSAR

 

Tomemos como exemplo a nossa campanha eleitoral, principalmente a de 2022. Observe que todas as vertentes políticas tentam construir uma narrativa e angariar votos com seus públicos afins. 

 

Como um comércio, tentando vender um produto, as narrativas distorcem dados oficiais, comparam realidades que não corresponderam ao governo de candidatos, usam números que não batem com os oficiais... Todo candidato sabe disso, mas usa da fala como se aquilo fosse real, e seus apoiadores igualmente o fazem.

 

Governos, sejam de esquerda, direita, centro ou emaranhado, usam do duplipensar para fazerem seus governos. Um presidente ou governador sabe dos seus dados oficiais de criminalidade, PIB ou desmatamento, mas sempre fala que o país está no caminho certo, mesmo se não estiver. O duplipensar é regra e faz parte do jogo, não importa quem ganhe.

 

FALANDO EM TEMAS SOCIAIS

 

Você tem ideia o quanto o registro civil é importante? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, relembramos desse tema, que não só foi a redação do Enem, mas que escreve a vida das pessoas:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Registro civil e cidadania: tema do ENEM, tema da vida

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários