Você sabe de onde veio o nome "Big Brother"?

 Curiosidades

 

Todos os anos, no mês de janeiro, a TV Globo lança mais uma edição do reality show "Big Brother Brasil". Como é um nome advindo de um formato internacional, poder-se-ia pensar em traduzir o nome diretamente do inglês, falando em "grande irmão" ou "irmão grande". Problema disso é que tradução exige entender contexto, e existe uma história legal por trás da escolha do nome do programa, por parte da Endemol, sua criadora, e que tem a ver com a Literatura.

 

Vamos saber mais? Siga no post e confira!

 

 

Logotipo da versão brasileira do Big Brother Brasil
[Logotipo do dia 101 do BBB 2021. Imagem: Rede Globo / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» "O conto da Aia", de Margaret Atwood

 

» "Capitães da Areia", de Jorge Amado

 

» "A arte da guerra"

 

O LIVRO 1984

 

George Orwell, um romancista britânico, publicou uma de suas obras literárias mais famosas, o livro 1984, no ano de 1949. Nesse livro, já adaptado para vários formatos e traduzido para diversas línguas, é contada a estória em um país cujo regime era totalitário. Havia o controle do presente e o passado, aos poucos, ia sendo moldado (falsificado) para corresponder ao que se queria hoje. Winston Smith, funcionário nesse governo, ficava encarregado das adulterações, e depois passou por reviravoltas em sua jornada.

 

Livro 1984 de George Orwell
[Imagem: Ponto / Reprodução]

 

 

AS TELETELAS E O BIG BROTHER

 

No livro de Orwell, o regime totalitário controlava tudo o que acontecia nos espaços públicos e privados por um sistema de monitoramento, as teletelas, que seriam câmeras do governo da fictícia Oceânia. Por trás das Teletelas estava ninguém mais do que o Big Brother, o comandante do regime totalitário. Ninguém poderia contestar o Big Brother ou seu regime de governo.

 

Com o programa de TV, lançado em 1999, não só um nome, mas a ideia do monitoramento que vinha no livro, claro que em um contexto de jogo e entretenimento. O Big Brother está cheio de câmeras monitorando, mas ao contrário do livro, todos podem espiar o que acontece com poucos, o reverso do que havia em "1984".

 

DEU NO NEW YORK TIMES

 

Ainda na literatura que fala de realidade mesclando política e história, "Deu no New York Times" é outra grande sugestão de leitura além de "1984". Logo abaixo 👇🏻, deixamos um link para você saber mais sobre esse livro:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Deu no New York Times

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários