Por que amamentar o bebê? Veja dicas.

 Ciência & Saúde

 

A amamentação é o primeiro grande ato de amor da mãe com seu bebê após o nascimento, sendo muito mais do que vida e alimento. Nessa postagem, vamos entender um pouco mais sobre motivos pelos quais a amamentação é tão importante, como amamentar e alguns cuidados, baseados em informações do Ministério da Saúde.

 

Mãe amamentando, dando amor e alimento.
[Mãe amamentando sua filha. Imagem: grisguerra / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Você é gestante? Cuidado com o mosquito-da-dengue!

 

» A vacinação de prematuros

 

» Parto natural ou cesárea?

 

SEM TABUS QUANTO AO LEITE

 

O leite materno é um alimento completo. Durante os seis primeiros meses do bebê, deve ser sua única fonte de alimentação, sem quaisquer tipos de complementos.

 

Não existe leite fraco. O colostro, mais amarelado, também é bom para o bebê.

 

O leite materno deve ser da mãe para o filho. O leite materno não deve ser destinado a adultos ou outros fins. Receber o leite de outra mãe, apenas em casos onde não seja possível a amamentação da própria mãe do bebê. Nesses casos, a mãe que não conseguir pode recorrer ao banco de leite, ou se tiver bastante leite, ser uma doadora dos bancos de leite humano locais, ajudando outras famílias.

 

CUIDADOS COM AS MAMAS

 

A limpeza das mamas deve ser feita apenas com água (ideal nem usar sabonete no local), secando bem e mantendo-as secas dentro do sutiã ou roupa que usar. Quando os seios estão mais firmes ou doloridos, a massageação ajuda a aliviar a dor e a esvaziar as mamas. Deve-se cuidar e ajustar a posição do bebê em caso de rachaduras nos mamilos.

 

A PREVENÇÃO DE ISTs E MÃES QUE TENHAM

 

Na caderneta da gestante, o Ministério da Saúde recomenda que mães que queiram relações sexuais com o companheiro, não inibam a prática, pois faz parte da vida e é saudável, mas a façam usando preservativo, para evitar quaisquer chances de contaminar um bebê com ISTs ao amamentar.

 

No caso de mães com ISTs, como a AIDS, não pode haver a amamentação. Nesses casos, o leite materno poderia infectar o bebê. Os exames de pré-natal ajudam a saber antes e evitar esse risco.

 

BENEFÍCIOS PARA TODOS

 

O bebê se desenvolve de forma motora e emocional, criando um vínculo com sua mãe. No leite materno, vêm anticorpos de doenças que a linhagem familiar teve, o que não viria em leite de vaca, por exemplo, já que somos diferentes dos bezerrinhos. Outros benefícios são a prevenção de doenças dentárias e respiratórias.

 

A mãe também tem vários benefícios. O útero volta mais rápido ao seu tamanho original, são evitadas hemorragias e anemias, há recuperação da massa corporal original mais rápido e são reduzidos os riscos de câncer de mama e de útero.

 

ONDE AMAMENTAR?

 

Será que existem locais onde uma mãe não possa amamentar o seu bebê? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você relembra essa discussão:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Dar mamá em público é feio?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários