A vacinação de prematuros

Saúde

 

A vacinação é um recurso fundamental para manter comunidades, cidades, estados e países livres de doenças. Seu mecanismo de funcionamento é emular a infecção por um dado agente, como um vírus, e fazer o corpo produzir anticorpos, mas sem o risco de desenvolver aquela doença e ter sequelas.

 

Com a pandemia, e depois com a vacinação, tivemos mais uma prova do quão importantes são as vacinas. No ano passado, mais precisamente no mês de novembro, a empresa Sanofi lançou uma campanha com o objetivo de conscientizar sobre a vacinação, incluindo bebês prematuros, com o amigurumi Robson. Vamos saber mais sobre o que dizia a campanha e saber sobre a vacinação desses bebês?

 

 

#quemamavacina
[Mascote da campanha. Imagem: Sanofi / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como se desenvolve um novo remédio?

 

» Florence Nightingale, a dama-da-lâmpada

 

» Vacine seu filho contra o HPV e a meningite C!

 

O AMIGURUMI ROBSON

 

Em novembro de 2021, o amigurumi (bonequinho de pano, como aqueles dados a crianças) Robson fez campanhas pró-vacinação de bebês, chegando a contracenar com Ana Maria Braga, e estar em peças expostas em cidades brasileiras. Em sua campanha, além de alertar para a vacinação das crianças em geral, chamou a atenção para o calendário especial de bebês prematuros: você sabia que eles também precisam de imunização, e a mesma ocorre de forma diferenciada?

 

O QUE SÃO BEBÊS PREMATUROS?

 

Segundo a ONG prematuridade, bebês prematuros são os que nascem antes de trinta e sete semanas de gestação. Dentro desse grande grupo, separa-se por limítrofes (nascem na trigésima-sétima e trigésima-oitava semanas), moderados (nascem entre as semanas trinta e um e trinta e seis) e extremos (entre vinte e quatro a trinta semanas de gestação).

 

A VACINAÇÃO DE PREMATUROS

 

No Brasil, segundo a Sanofi, são trezentos e quarenta mil partos de prematuros por ano. Isso significa uma série de cuidados para que as crianças possam ser saudáveis e felizes. O calendário vacinal também pode mudar, com critérios de aplicação para cada vacina. A BCG, por exemplo, tem como critério a massa corporal do bebê chegar a 2 kg. A da hepatite B teria sua primeira dose nas primeiras doze horas de vida, e a da poliomielite aos dois meses de vida.

 

As informações das demais vacinas e cuidados podem ser obtidos neste link:

 

https://www.sanoficonecta.com.br/campanha/vacinacao-sem-duvida/servicos/calendario-de-vacinacao/prematuros

 

FALANDO EM VACINAÇÃO

 

Entender sobre vacinação é importante para saber que é ótimo ter esse direito de tomar vacina e dever de se proteger e proteger ao próximo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos um texto onde você entende mais sobre vacinação:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Sabendo mais sobre vacinas

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários