A Ilha Misteriosa, de Júlio Verne

 Literatura

 

"A Ilha Misteriosa" é uma obra do escritor francês Júlio Verne, tendo sido traduzida e adaptada para língua portuguesa por Clarice Lispector. É uma grande aventura e nos faz pensar desde os aspectos mais primitivos, até os nossos pontos mais íntimos de civilização, tudo isso em um livro só! Vamos conhecer?

 


Capa do livro que foi traduzido por Clarice Lispector
[Capa da edição lançada pela Nova Cultural. Imagem: Livros e Gatos / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Dez curiosidades sobre Sherlock Holmes

 

» Jorge: um brasileiro

 

» Depois do Túnel

 

OS ABOLICIONISTAS ESTADUNIDENSES

 

Abolicionistas estadunidenses, no século XIX, decidiram fugir da cidade em um balão. O plano de fuga foi em um momento arriscado, e levou pessoas como um engenheiro, um jornalista e até um cãozinho a se aventurarem numa baita tempestade. Eles foram, mas na ânsia pela liberdade, poderiam ter perdido a vida.

 

O BALÃO E A CHEGADA NA ILHA MISTERIOSA

 

Eis que depois de não saberem mais nem quem eram, chegaram a uma ilha misteriosa, em localização desconhecida. A liberdade chegou, mas exigiu vários esforços para a sobrevivência de cada uma das pessoas que havia no balão, e as outras que vieram.

 

A SOBREVIVÊNCIA

 

Essa sobrevivência começou na forma mais primitiva de ser que sabemos da humanidade: pela caça e coleta de frutos. Qualquer coisa que voe ou ande ou tenha ovos pode ser abatida...

 

A COLONIZAÇÃO

 

A rotina da alimentação à base de caça e coleta possui prazo de validade. Assim como a humanidade, os aventureiros buscaram conhecer onde viviam e passaram a explorar o que ali existia, chegando a praticar a agricultura e a criação de animais. O ser humano conhece o espaço e o transforma.

 

A NEVE A QUATORZE GRAUS

 

É curioso ver as menções à neve quando fazia quatorze graus. Nós, no Brasil, adotamos a escala Celsius, onde o zero é o ponto de congelamento da água pura. No caso do livro, sendo escrito no exterior, mesmo sem falar escala, entende-se que usou a unidade Fahrenheit: fazendo a conversão, nevou na ilha misteriosa a -10°C.

 

A VIDA EM SOCIEDADE: UMA DAS LIÇÕES NO LIVRO

 

É de se admirar tamanho o conhecimento que os personagens forasteiros tinham em Química, Física e outras áreas, notadamente guiados pelo Engenheiro Cyrus Smith. Numa das reflexões feitas pelo personagem, ele se questiona sobre como fariam se algo fugisse ao conhecimento deles, já que na sociedade cada um tem um saber e os indivíduos se completam. 

 

Esse talvez seja um segredo da sobrevivência dos forasteiros: eles não caíram sós numa ilha com animais selvagens e sem condição pronta para habitação. Desde as sociedades mais primitivas, sabia-se que viver sozinho é arriscado.

 

COMO LER?

 

Há edições mais antigas do livro, de tiragem da Editora Nova Cultural. Outras edições novas podem ser adquiridas no formato físico ou digital (Kindle).

 

A PIRÂMIDE DE MASLOW

 

Pensando na situação mais extrema da vida dos nossos desbravadores, começamos a imaginar o que é realmente importante, e isso não é igual para todas as pessoas. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, explicamos um pouco sobre a Pirâmide de Maslow, ideia que ajuda a entender melhor tudo isso:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Contrastes, a pirâmide de Maslow e os ativistas reais

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários