"Jorge: um brasileiro" - Resenha Crítica

Literatura


"Jorge, um brasileiro" é um romance escrito por Oswaldo França Jr. (publicação: Editora Nova Fronteira, décima edição, 196 p. ISBN: 85-2090-864-0). Nele, a história de Jorge é contada por ele próprio, como se eu e você estivéssemos ouvindo. Além de sua versão em livro, a obra ganhou adaptação para o cinema (1988) e para a televisão (exibida pela TV Globo).

[Imagem: Amazon]




Fazendo uma correção, Jorge conta algumas histórias. Ele teve uma missão importante de conduzir um comboio de caminhões para Seu Mário, o patrão. E brigou antes com sua namorada Sandra. E lembrou do Fefeu que encabeçou um movimento para que os caminhoneiros recebessem os atrasados. E ajudou num outro comboio para levar materiais para um hotel. E lembrou das visitas que fazia à luz-vermelha. E... E...

E lembrou de várias histórias, que se entrelaçam, misturam e parecem não caminhar para um fim. Mas todas elas têm desfecho, apesar de não ser simples de acompanhar. Isso não é simples porque estamos acostumados a seguir uma linha organizada ou ainda cronológica de fatos.

A conversa que Jorge faz com o leitor é justamente o que torna o livro único. Quando conversamos, surgem ideias por todos os lados, e elas não seguem um rigoroso padrão de linearidade. Podem surgir novos assuntos, sermos interrompidos pela metade, ou surgirem fatos relevantes que faltaram em histórias antigas.

No texto escrito, demandamos algum tempo para por cada oração no lugar certo. Fazer tudo rolar lisinho. Mas se a vida de Jorge andou por estradas sinuosas, como ele poderia contar tudo de forma diferente?

O medo de ele deixar algo sem contar é real. Mas passa!


👉 E ainda mais para você: O capítulo dos chapéus - Resenha Crítica



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários