Depois do Túnel


Literatura


“O livro traz a vantagem de a gente poder está só e ao mesmo tempo acompanhado”.

Com essas palavras, inicio o comentário do livro “Depois do Túnel” do meu amigo Bolívar Soares. Esse é o segundo livro de Bolívar. O primeiro tem o nome de “Segredos”, e teve muita repercussão no meio literário. Depois do Túnel é um romance de duzentas e cinquenta e oito páginas, divididos em vinte e um capítulos, publicado pela editora Giostri de São Paulo e lançado em 2015.


https://www.oblogdomestre.com.br/2017/02/DepoisDoTunel.BolivarSoares.Literatura.html
[Capa do livro Depois do Túnel de Bolívar Soares]



Dessa vez o prefácio do livro é da escritora Solange Castro, que participou co-autora dos remakes das novelas Mulheres de Areia (1993) e A Viagem(1994) da Rede Globo e autora do novelas Marcas da Paixão (2000/2001) e Roda da Vida(2000) da RecordTV. Nesse romance Bolívar conta a história de duas irmãs, Joyce e Ilka. Joyce é uma pessoa bondosa, generosa e humana; enquanto sua irmã é o oposto dela, sendo uma pessoa desagradável, mal-amada e egoísta.

No inicio da história Joyce sofre com a perda de seu marido Afonso e de seus dois filhos Augusta e Fabinho em grave acidente. Mesmo com esse trauma Joyce continua sendo a mesma pessoa, mas no fundo ela sente saudade de sua família. Enquanto isso, Ilka se casa com Otávio, um homem que a ama demais, mas ela amou apenas o antigo marido. Ilka também e mãe de Carolina e João Vitor.

Esse romance foi baseado em pesquisas que Bolívar sobre a Experiência Quase Morte (EQM). Esse caso acontece a partir do capítulo doze, quando as irmãs Joyce e Ilka sofrem um acidente na fazenda da família. Ambas passam pela EQM. Ilka retorna do coma e tenta corrigir os erros de toda sua vida, Joyce reencontra o marido e os filhos durante o estado de coma. Durante o decorrer da história, o leitor vai descobrindo os segredos do passado que tornaram Ilka em uma pessoa autoritária, infeliz e sem coração.

Duas coisas que valem destacar no romance: o racismo e a religião. No caso do racismo, Ilka não aceita o noivado de seu filho João Vitor com a Rúbia, uma jovem negra, em compensação a sua principal empregada a quase quarenta anos é negra. Mas o porquê da origem do sentimento racista de Ilka, isso não irei contar.

Outra coisa vale ressaltar no romance de Bolívar é a questão da religião. O médico Fernando - que é apaixonado por Joyce – passou pela Experiência Quase Morte e depois disso converteu-se ao espiritismo acredito em as irmãs estão passando pela EQM, enquanto a farmacêutica Irmã Catarina acredita nas crenças do catolicismo e não acredita que existe vida após a morte.

São muitos motivos para ler Depois do Túnel de Bolívar Soares. Comecei a ter gosto pelos romances após ler seus livros, fiquei com vontade de um dia também escrever um livro. Agradeço ao Bolívar por ter me presenteado com seus livros. Quem ler esses livros vai se encantar como eu, certamente!

Você pode ler o comentário do outro livro de Bolívar Soares, Segredos clicando aqui.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: Aparecida



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários