Segredos


Literatura


“A leitura de um bom livro é um diálogo interessante: o livro fala e a alma responde”. Com essas palavras que inicio falando sobre o livro Segredos do meu amigo Bolívar Soares.


[Capa do livro Segredos, de Bolívar Soares - Reprodução]



Segredos é um romance de quinhentas e noventa e três páginas divididas em trinta e oito capítulos. O livro foi lançado em 2012 pela Editora Dracena de Içara –SC. O prefácio foi feito por Aguinaldo Silva, famoso autor de novelas da Rede Globo como Senhora do Destino, Fina Estampa e Império. Aguinaldo ficou tão impressionado com a trama escrita por Bolívar Soares, que afirmou no prefácio que a história de Segredos poderia ser adaptada para uma telenovela de sucesso, como as do próprio Aguinaldo Silva.

Faço jus as palavras de Aguinaldo Silva sobre o livro Segredos. Esse livro eu ganhei de Bolívar Soares e apenas uma semana já tinha terminado de ler. Para ser franco foi o primeiro romance que li em minha vida, pois não era meu estilo literário preferido, mas me encantei pela história. A história acontece na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, envolvendo a poderosa Souza e Lima, que virá motivo de vingança de Luiza Mendes, que busca saber qual membro da família matou sua irmã, Francis Mendes.

No decorrer da trama, um segredo que faz parte família Souza e Lima há mais de quarenta anos assombra essa família. A cada capítulo sempre surge indícios desse segredo, além de outros segredos que vão deixando a trama muita mais interessante. A disputa pelo poder e por vingança é tão grande mais assassinatos vão acontecendo até final da história. Será que é só ficção que isso acontece? Até que ponto podemos chegar para alcançar em buscas de nossas ambições?

No livro destacam-se os capítulos trinta e quatro e trinta e sete, onde pensamos que a história se encaminha para um final comum, que Bolívar Soares surpreende a todos um final que ninguém poderia imaginar. Quem gosta de exercitar o lado investigativo das coisas, com certeza vai gostar desse romance e vai se surpreender, assim como eu fiquei surpreendido por essa trama.

Tenho Bolívar Soares como exemplo, quem sabe posso escrever um romance bem enigmático como é Segredos. Às vezes os maiores exemplos estão ao nosso lado. Conheci Bolívar Soares nas viagens entre Vacaria e Lages para ir estudar, somos bons amigos e agradeço ele por ter me presenteado por esse livro fascinante. Muito obrigado.


SOBRE O AUTOR


Bolívar Soares nasceu em Vacaria, Rio Grande do Sul, em 24 de março de 1973. Desde muito cedo demonstrou interesse pelo mundo das letras. Fã de livros policiais e suspense, Bolívar tem um gosto bastante eclético. Em seu livro de estreia tem como intenção de instigar a imaginação do leitor, trazendo à literatura uma narrativa de suspense e drama, onde contempla o leitor com uma história linear, de forte denotação verbal.

Sua formação acadêmica inclui uma graduação em Farmácia – Bioquímica e outra em Letras com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Espanhola. Também é pós-graduado em Homeopatia e Mestre em Farmácia. Além de escritor, Soares atua como farmacêutico e professor universitário no Centro Universitário Facvest – Unifacvest de Lages –SC.
.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: Fascínio Carmim



Postar um comentário

0 Comentários