Saiba por que o curso de direção defensiva está fazendo a diferença entre as empresas

Variedades

 

Atualmente, a direção defensiva é necessária para quem deseja trabalhar com transporte. A responsabilidade e conscientização dentro do trânsito são determinantes no objetivo de evitar acidentes e outros eventos mais graves que tendem a colocar em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres.

 

Para empresas que empregam motoristas próprios para conduzir frotas ou mesmo transportar pessoas, é obrigatório que os funcionários sejam treinados com um Curso de Direção Defensiva. Neste artigo você verá algumas informações relevantes sobre o assunto. Vamos lá?

 


Motorista de caminhão
[Pegando a prancheta e indo aprender. Imagem: Revista Caminhoneiro / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os tipos de interseções

 

» Algumas placas de trânsito

 

» Pista e faixa são a mesma coisa?

 

O QUE É UM CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA?

 

Podemos destacar que a direção defensiva é o ato de dirigir com cuidado para evitar um acidente de trânsito, apesar da má conduta dos outros e das condições adversas na estrada. Um curso de direção defensiva é desenvolvido para aprimorar as boas práticas do motorista, primeiros socorros e outros aspectos de acordo com as normas do Contran. Esse treinamento se aplica a todos os motoristas, independentemente do tamanho do veículo que conduzem.

 

Como as aulas de direção defensiva podem ajudar as empresas?

 

O estilo de condução inadequado é uma das principais causas de acidentes. Certos procedimentos realizados por motoristas colocam em risco a si mesmos e a outros usuários da via. Além disso, esses riscos podem sobrecarregar as empresas com custos e produtividade reduzidos.

 

Esses ônus podem ser vistos em situações em que os veículos não podem ser reparados após um acidente, funcionários são afastados do trabalho por lesões, ações judiciais de danos a terceiros e uma variedade de outras situações em que um efeito-dominó é criado por falta de atenção.

 

Os acidentes que ocorrem no trajeto casa-trabalho também são considerados como acidentes de trabalho, pelo que estes trajetos também devem ser considerados situações de risco para os colaboradores. Os cursos de direção defensiva são projetados para treinar o motorista a ter cuidado para não causar um acidente, mas também para evitar um acidente, minimizando todos os possíveis riscos e consequentes prejuízos.

 

Quais são os benefícios de treinar funcionários em direção defensiva?

 

Em muitas empresas o curso é obrigatório, ter um bom treinamento de direção defensiva pode beneficiar uma empresa que tem preocupação com a qualificação de seus funcionários. A direção defensiva consiste em cuidados que os motoristas devem tomar para evitar possíveis acidentes. Eles são variados, desde a manutenção preventiva e recorrente do carro até a postura correta do motorista, que deverá sempre estar atento ao seu próprio comportamento e ao dos demais motoristas e pedestres.

 

A seguir, você entenderá mais sobre os benefícios:

 

Riscos de acidentes

 

A grande maioria dos acidentes de trânsito que envolvem os funcionários da empresa ocorre durante o deslocamento diário de casa-trabalho ou do trabalho-casa, e é claro os acidentes de trânsito que ocorrem no exercício da função de motorista. De forma profissional, destacamos que esses cursos foram desenvolvidos para reduzir o risco de acidentes, protegendo assim a vida dos motoristas e reduzindo problemas para a empresa.

 


Direção defensiva é para prevenir episódios como esse
[Acidente ocorrido. Imagem: Fairsorge / Reprodução]


 

Redução de custos

 

Aliás, além das contas médicas hospitalares, os acidentes podem causar danos à empresa, o que implicará no pagamento da reparação do veículo e outros que possam estar envolvidos, e até mesmo alguns danos ao patrimônio público. Além disso, se o veículo for de propriedade da empresa, a multa será dobrada. Funcionários despreparados dirigindo veículos muitas vezes aumentam os custos da empresa.

 

Afastamento do funcionário

 

De modo geral, quando ocorre um acidente, além dos obstáculos conhecidos, deve haver funcionários afastados de suas atividades cotidianas, o que pode afetar o andamento do trabalho da empresa. Além disso, a perda de renda, o trauma físico e emocional devido a um acidente afeta diretamente os funcionários e suas famílias.

 

Portanto, a melhor forma de prevenir acidentes de trabalho é sempre a melhoria contínua do conhecimento dos colaboradores. No entanto, quando falamos de trânsito, é compreensível que o motorista já saiba o que está fazendo, o que nem sempre é verdade.

 

Multas de trânsito

 

Quando um determinado motorista não pratica a direção defensiva, pode ter problemas sérios com as multas de trânsito, pois as multas refletem a necessidade de dirigir de forma segura e sempre com direção defensiva. Podemos destacar que as multas existem para educar os motoristas.

 

 

O semáforo precisa ser respeitado no trânsito
[Semáforo. Imagem: Fix Auto Verdun / Reprodução]


 

Portanto, é improvável que as multas sejam um problema para os motoristas que dirigem com responsabilidade e segurança. O motorista que não usa celular no trânsito, não avança no sinal vermelho, obedece aos limites de velocidade e faixas de pedestres não corre o risco de multas e deméritos de pontos.

 

E ULTRAPASSAGENS, SÃO UM PROBLEMA?

 

As ultrapassagens são parte da rotina no trânsito, exigindo cuidados de direção defensiva. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre quando as ultrapassagens podem ou não ser um problema:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quando uma ultrapassagem é um problema no trânsito?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários