Quando uma ultrapassagem é um problema no trânsito?

 Variedades

 

O trânsito de veículos diversos e de pedestres é regulado por diversas Leis de trânsito, para que seja garantida a segurança dos usuários das vias. Um ponto crítico para essa segurança é a realização das ultrapassagens, principalmente em pista simples.

 

Nessa postagem, você vai entender melhor quando uma ultrapassagem pode ser um problema, como quando pode ser útil ao trânsito melhor.

 



Mini ultrapassando um caminhão DAF
[Ultrapassagem acontecendo em faixas de mesmo sentido. Imagem: Tama66 / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os tipos de interseções

 

» Que tal andar de bicicleta?

 

» Por que usar o pisca?

 

 

ULTRAPASSAGENS PERIGOSAS

 

As ultrapassagens podem ser bastante perigosas quando realizadas em condições onde o condutor tem dificuldade de avaliar a manobra ou completar, pondo-se em risco e aos outros. Algumas dessas condições, são:

 

× Ultrapassar em curvas horizontais ou perto delas, pois não é possível ver o veículo que vem no sentido oposto.

× Ultrapassar nas proximidades da curva vertical (pico de morro) que, por mais que seja trecho reto, não dá visibilidade adequada.

× Ultrapassar, em qualquer trecho ou ponto, quando há neblina/cerração.

× Ultrapassar algum veículo sem visibilidade porque alguém mais à frente o fez: essa pessoa avalia o risco dela como motorista, não o seu.

× Buscar uma ultrapassagem e ter de recuar porque seu veículo não possui potência suficiente para a ultrapassagem em tempo ideal.

× Deixar de sinalizar a intenção de ultrapassar também gera riscos, porque os outros não adivinham suas ideias.

× Não conhecer o caminho pode levar a ultrapassar e correr riscos desnecessários, pois pode haver terceira faixa em um trecho próximo.

 

ULTRAPASSAGENS BEM FEITAS

 

Por mais que tenhamos mostrado alguns exemplos de situações que levam a ultrapassagens ruins, elas são importantes para dar fluidez ao trânsito, evitar a projeção de partículas de uns veículos nos outros e, de certa forma, dar fluidez ao trânsito e agilizar a viagem dos veículos mais leves, que não sejam de carga.

 

Não é proibido pela Lei, exceto onde regulamentado, ultrapassar. O que deve ser feito, havendo tal vontade, é executar bem a manobra, verificando o tempo e espaço disponíveis, a força de seu veículo e dos demais.

 

A ultrapassagem em viagens não pode ser entendida como uma derrota por quem é ultrapassado e uma vitória por quem ultrapassa, pois não há prêmio para quem chegar no pódio. Na vida real, o pódio é a vida.

 

VOCÊ CONHECE ESTAS PLACAS?

 

Para orientar o trânsito, existem diversos tipos de condutas e sinais no pavimento e em placas. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, explicamos sobre cores e alguns significados de placas de trânsito do Brasil:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Algumas placas de trânsito

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários