Esporte quente no gelo: conheça o Curling

Esportes

 

O curling é um esporte de equipes praticado num enorme salão de gelo. A dinâmica do jogo lembra a bocha, mas, além do local, a posição das pedras em relação a um alvo no chão é que define os pontos. A equipe com mais pontos será a vencedora.

 

Ficou curioso? Então fique com a gente e saiba mais desse esporte olímpico!

 

 

Partida de curling acontecendo
[Como são as pedras do jogo. Imagem: PhotoMIX-Company / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O campeonato profissional de guerra de travesseiro

 

» Quando surgiu o desafio no vôlei?

 

» Sabe quem foi Newton Zarani?

 

 

ONDE SURGIU?

 

O curling teria surgido já no século XVI, na Escócia, sendo praticado em lagos gelados. Naquela época, o esporte era praticado, mas de forma livre. As primeiras regras conhecidas datam de três séculos após.

 

E NO BRASIL?

 

O Brasil, até pelo clima da maior parte do país (mesmo onde neva, é pouco e o frio é ameno perto de outros continentes), não é um local do gelo e de seus esportes. Algo que temos por aqui é mais pontual, incluindo aqueles bares temáticos nas cidades turísticas.

 

A primeira equipe brasileira foi de pessoas que nasceram aqui, mas que viveram no Canadá, país que é uma potência no esporte. Essa equipe foi formada em 2008. O primeiro campeonato nacional brasileiro foi sete anos após, em 2015.

 

QUANDO COMEÇOU A SER ESPORTE DAS OLIMPÍADAS DE INVERNO?

 

Há muitos anos, na primeira edição dos jogos olímpicos, em 1924, houve equipes de curling disputando. Um longo período após essa primeira edição, o esporte não esteve dentre as modalidades dos jogos, retornando apenas em 1998. A atual edição, em 2022, na China, teve disputa desse esporte.

 

A VASSOURA E AS PEDRAS

 

Os dois principais elementos de jogo, além da quadra específica, são a vassoura e as pedras. A vassoura de fibra de vidro é usada para orientar a pedra durante os deslocamentos, justamente pelas regiões onde é passada. A pedra é lançada com uso do sapato.

 

A pedra é de granito, com massa entre 17 a 20 kg, 91 cm de circunferência e um cabo, com formato parecido com os de chaleira. Somente a que ficar mais perto do alvo é que vai pontuar, a cada rodada.

 

QUAIS AS EQUIPES POSSÍVEIS?

 

Existem alguns tipos de equipes que podem ser formadas. Segundo o CBDG, nas modalidades olímpicas, há jogos de equipes (quatro homens ou quatro mulheres) ou em dupla mista (uma mulher e um homem). As equipes mistas (duas pessoas de cada gênero) estão na modalidade não olímpica.

 

O período de jogo varia segundo as equipes. As rodadas ou ends são dez nos jogos de equipes e oito nos jogos de duplas.

 

E O PADEL, VOCÊ CONHECE?

 

Assim como o curling lembra a bocha, o padel lembra outro esporte famoso, seu irmão. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você fica sabendo mais sobre essa modalidade:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Parecido com o tênis, mas com suas peculiaridades: conheça o padel

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários