Quando surgiu o desafio no vôlei?

 Esporte

 

Atualmente, é difícil não haver uma partida de vôlei em que o desafio seja utilizado. Quando surgiu essa novidade? Qual a ideia por trás desse elemento de jogo?

 


Jogo de vôlei de praia feminino acontecendo
[Desafio está também no vôlei de praia. Imagem: Tania Van den Berghen / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Coisas que mudaram após os títulos da seleção

 

» Os nomes dos jogadores croatas

 

» Como os atletas se classificam para as Olimpíadas?

 

 

OS PRIMEIROS DESAFIOS NO VÔLEI

 

Datam de 2013 as primeiras notícias de que jogos oficiais de competições de vôlei permitiriam o desafio (do inglês challenge), ou seja, um pedido de revisão de alguma jogada. Nas Olimpíadas de 2016, no Rio, já era algo implementado e funcionando. Essa ideia de checagem eletrônica nos lances dos jogos só viria mais tarde para alguns outros esportes como o futebol, com o VAR.

 

NO QUE O DESAFIO CONTRIBUI?

 

Todo jogo tem regras e pode ser muito dinâmico, a ponto de gerar dúvidas na arbitragem ou nos jogadores sobre algo que aconteceu. O Desafio ajuda a tornar o jogo mais justo, indo além da visão humana.

 

Nos jogos, não só o desafio inspirou outras formas de checagem, mas demonstrou como fazer essa verificação com bom senso. Ao contrário do VAR no futebol, há um limite fixo ou de desafios errados para pedir, o que evita delongar mais as análises e manipular o jogo. Como é um recurso finito, jogadores e técnicos não podem pedir o que seria lance para desafio sem ter alguma certeza,

 

 

O TEMPO NOS JOGOS

 

Os jogos possuem uma dinâmica completamente relacionada ao tempo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, relembre quando falamos sobre esse tema:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O tempo nos jogos

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários