Sudoku – o jogo dos números cruzados

Variedades

O Sudoku é um jogo que equivale às palavras cruzadas em bloco cheio, como aparecem nos almanaques, porém são números que devem ser completados nos espaços respectivos. Esta modalidade de jogo conquistou inúmeros adeptos no Brasil, tanto que as mesmas editoras que geravam os almanaques de palavras cruzadas e passatempos criaram suas versões de Sudoku, assim como há diversos sites na web em que é possível jogar online. Entretanto, a versão impressa é mais desafiadora, pois as versões online, algumas vezes, apresentam possíveis respostas para aquela célula, enquanto que no papel é racha-cuca mesmo.

Jogos
[Imagem: Devpolicy]


O tempo de jogo varia entre 5 e 30 minutos, e depende do nível de dificuldade do jogo e da experiência do jogador. Um fator que determina a dificuldade do jogo é o formato do Sudoku, que pode ser retangular com 81 células, ou composto em blocos interligados. As regras básicas do jogo são as seguintes:

- Não se pode repetir um número em uma mesma linha;
- Não pode ser repetido um número em uma mesma coluna;
- Dos números de 1 a 9, nenhum será repetido em cada bloco de 3x3 – esta regra é válida também nos blocos integrados.

Uma técnica básica para quem começa a jogar, ensinada em diferentes manuais de Sudoku e nos próprios sites de jogo online é a das Linhas Cruzadas. Primeiramente, se deve ver qual o número que mais está presente no jogo, e traçar retas eliminando as linhas e colunas onde não pode mais haver um algarismo igual (é pura aplicação da regra). Feito isso, procura-se um bloco 3x3 em que haja apenas uma casa a ser ocupada e que falte justamente o algarismo que escolhemos. Ao marcar este algarismo, repetimos o procedimento de eliminar a linha e coluna daquele algarismo, e assim por diante.

As origens do Sudoku são atribuídas por algumas fontes histórias ao povo japonês, assim como outras dizem que o matemático Leonhard Euler (1707 - 1783) criou as bases do jogo em suas horas vagas (para descansar, mexia com números!). Como um desafio lógico, ele permite um bom desenvolvimento do raciocínio lógico e da memória, enfim, os mesmos benefícios atribuídos às palavras cruzadas. Além disso, como é um jogo numérico, ele independe de língua, o que facilitou a sua disseminação ao longo do mundo e a tão sabida popularidade. Para quem gosta de números, algumas rodadas de Sudoku e de 2048 podem proporcionar algumas horas de diversão.

E ainda mais para você: Você sabe jogar UNO?





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários