A sutil arte de ligar o f*da-se: uma estratégia inusitada para uma vida melhor, de Mark Manson

 Literatura

 

Um livro que chama a atenção, não só por sua capa laranja, mas pelo título inusitado e provocador, que pode levar a uma ideia, mas não se limita a ela. "A sutil arte de ligar o f*da-se: uma estratégia inusitada para uma vida melhor" de Mark Manson (Edição traduzida em Português, 224 p., Editora Intrínseca) ensina o que seria tal arte, e um pouco mais do que isso.

 

 

Capa do livro resenhado
[Capa. Imagem: Amazon / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Jorge, um brasileiro

 

» Depois do Túnel

 

» A era do escândalo

 

 

A LINGUAGEM NADA POMPOSA

 

O autor não tem meias-palavras, e algumas coisas são ditas de forma nada pomposa e educada. No começo, antes de ver as exposições de ideias e compreender alguns pontos de vista dele, você pode se sentir bombardeado ao ler palavrões, caso eles não façam parte do seu dia-a-dia. Nesse momento, usando palavras mais polidas, é hora de aprender a lição central: por mais que pareça estranho, que tal continuar a ler e ver o que as próximas páginas reservam?

 

UM POUCO DA VIDA DO AUTOR

 

Parte do livro é um conjunto com algumas referências históricas e exemplos curiosos, parte é do próprio autor, que apresenta histórias de sua vida. Coube trazer a perda da primeira namorada, a expulsão do colégio de ensino médio, viagens, a abertura de seu blog até os dias de hoje, já casado e com raízes fincadas.

 

É PRECISO ENTENDER A MENSAGEM, ALÉM DO TÍTULO

 

Sim, quem fez a tradução queria exatamente trazer a ideia do autor que era para largar mão de algo, dizer um tô-nem-aí, ou mesmo um f*da-se ("The subtle art of not giving a f*ck", no título original). É para não se importar com todas as coisas o tempo todo.

 

Se não é para se importar com tudo, então a vida será puro prazer e nada vai me abalar? NÃO, e o autor constrói a narrativa com base nisso, a escolha com o que se preocupar, e assumir responsabilidades sobre o que se faz da vida e consequências. O f*da-se é para ser "arte", não a regra para tudo.

 

SE TUDO É ESPECIAL E ÚNICO, ENTÃO NADA É ESPECIAL

 

Talvez a narrativa de que tudo e todos são especiais não tenha o efeito esperado. Segundo Manson, a busca pela euforia constante ou sempre pelo extraordinário nos faz mais vazios e insatisfeitos. A humildade de reconhecer que não somos os mais especiais e que não precisamos de todo o reconhecimento por sermos o que somos pode ter um efeito positivo, de acordo com Mark, porque evita que sejamos arrogantes na vida e terceirizemos culpas.

 

EITA AUTOR PARA GOSTAR DE PALAVRÃO...

 

Já falamos isso no post, mas agora a ideia é lembrar de outro livro que Mark Manson publicou. Dessa vez com capa verde, Manson publicou também "Everything is f*cked - a book about hope”, ou, em português, "F*deu geral: um livro sobre esperança".

 

ABUSADO – O DONO DO MORRO DONA MARTA

 

Já para quem gosta também do gênero que mistura jornalismo e ficção, na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos uma resenha sobre um livro do Jornalista Caco Barcellos:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Abusado - O Dono do Morro Dona Marta, de Caco Barcellos

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários