Proibido entrada de homens

 Cultura e comportamento

 

Após diversos problemas com homens em uma loja de roupas femininas, a empresária e influencer Andrea Costa proibiu a entrada deles em sua loja, na cidade de São José dos Campos, SP. Várias reações favoráveis e contrárias pipocaram depois do anúncio e vamos discutir um pouco sobre cada um deles ao longo deste post!

 

 

Cartaz polêmico e necessário talvez.

[Cartaz ao lado da foto da influenciadora e proprietária da loja. Imagem: Extra / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como identificar se uma relação pode ser violenta?

 

» A juventude indisciplinada

 

» Pode música alta?

 

 

O QUE DIZEM OS CARTAZES

 

Um dos cartazes traz uma mensagem mais sucinta:

 

"ATENÇÃO HOMENS!

SE NÃO FOREM PROVAR, FIQUEM DO LADO DE FORA DA LOJA!"

 

O outro é mais detalhado quanto às proibições:

 

"PROIBIDO ENTRADA DE HOMENS

- Homens que depreciam o corpo de suas mulheres.

- Homens que ao invés de enaltecer a beleza de suas mulheres ficam comendo as modelos com os olhos.

- Homens que ao invés de sentar e tomar um drink / cerveja / algo oferecido de cortesia pela loja, ficam andando atrás da esposa dando palpites e desaprovando tudo o que ela gostou.

- Proibido homens mão-de-vaca.

- Proibido homens que venham um dia com a esposa e no outro com a amante (se vier e nos fazer passar esse constrangimento, vamos contar)."

 

QUAIS OS PROBLEMAS QUE COSTUMAM ACONTECER?

 

Pelo cartaz de proibições, dá para entender um pouco sobre os problemas que acontecem na loja. Há as discussões entre marido e mulher sobre o que deve ser comprado ou não, bem como assédio a outras mulheres nos provadores. Esses problemas geram incômodos às mulheres na loja, e têm efeito nas vendas, já que a compra se centraliza na opinião ou vontade do outro.

 

APOIO À ATITUDE

 

Houve manifestações de apoio nas redes sociais, via mensagem de texto e outros recursos, à dona da loja. Como são situações bem corriqueiras no comércio, mesmo que outras lojas não tenham chegado à proibição, sabe-se que não é exclusividade daquela loja.

 

RETALIAÇÕES

 

Campanhas para baixar a avaliação da loja no Google, ameaças de processo judicial por discriminação e outras retaliações começaram a surgir. Houve quem tenha comentado à empresária que não gostaria que sua esposa fosse mais à loja dela, ou até que se separaria caso a esposa quisesse ir lá.

 

BOM SENSO E CONVIVÊNCIA

 

A proibição chama a atenção porque vai contra o costume de alguns casais de irem juntos para fazer compras. Algo ruim nisso é que nem sempre a mulher vai sair com a roupa que quer ou gosta de usar. Há vários casais onde a mulher não consegue usar o que gosta por conta da opinião do marido.

 

Claro que em alguma data especial, como o aniversário do marido ou da esposa, seria interessante vestir-se com o intuito de agradar, mas isso não deveria ser a regra de todo dia, toda compra. As pessoas precisam ter uma parcela de liberdade dentro da vida em comum, senão o outro vira dono, não companheiro.

 

Nas proibições, veio o destaque ao mão-de-vaca: para lojas, é uma catástrofe. Esse ponto não é o mais complicado de todos, pois cada um sabe no que gasta ou não, e consumo está associado ao prazer, ao contrário de poupar: difícil dizer quando economizar é exagero ou não.

 

Nas milhares de lojas que ainda aceitam homens, valem as mesmas ideias que levaram à proibição nesta loja em específico. Não é adequado, ainda mais na loja, discutir a aparência da esposa, e fora pensar nisso de forma carinhosa. Nos provadores, melhor entrar somente no da esposa, se ela pedir, e não olhar para os outros. Caso não for chamado, é melhor esperar fora do recinto de provador, para não constranger outras mulheres.

 

FALANDO EM REPRESENTATIVIDADE

 

Ao falar em respeito ao outro, ou à outra pessoa, começamos a pensar sobre incluir e representar aquele outro da sociedade em nossos grupos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos um pouco mais sobre representatividade:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Representatividade: da maquiagem aos cargos e funções

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários