As múltiplas possibilidades em casas e apartamentos inteligentes

 Tecnologia

 

Carros, TVs, celulares e até cidades estão se tornando "inteligentes", ou seja, criando uma gama maior de funções por meio do uso de comandos que funcionam via internet. Em casas e apartamentos, é possível criar múltiplas possibilidades também, quando se transformam em casas ou apartamentos inteligentes. Vamos saber mais sobre isso?

 

 

Casa toda conectada
[Casa inteligente. Imagem: Geolan / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como funcionam as fazendas urbanas?

 

» Energia elétrica: o serviço que se tornou essencial

 

» A integração dos modos de transporte nos MaaS

 

 

MEDIÇÃO INTELIGENTE DE ÁGUA E ENERGIA

 

Ainda não é uma realidade no Brasil. Com equipamentos inteligentes de medição e painéis intuitivos, aliados a um sistema dinâmico de tarifação, as pessoas podem monitorar o próprio consumo e escolherem horários fora de pico para pagarem menores tarifas.

 

AUTOMATIZAÇÃO E COMANDOS POR VOZ

 

Com sistemas inteligentes, associando assistentes virtuais (como Alexa e Google Nest) a outros equipamentos, é possível fazer com que várias funções de casa sejam acionadas por comando de voz:

 

* Acender ou apagar a luz.

* Desligar todos os eletrodomésticos ao sair.

* Ligar o ar condicionado já na temperatura desejada e até de forma remota, antes de chegar em casa.

* Programar a cafeteira para fazer o café.

* Abrir a persiana externa da janela.

* Ligar ou desligar a TV.

 

A vantagem dessa forma de automatização é, em geral, oferecer comodidades e preservar o tempo das pessoas. Ao se programar alguns elementos domésticos, como um ar condicionado, você evita de chegar em casa e o local estar muito desagradável, já que arejar a casa é mais difícil estando fora, e o aparelho precisa de tempo para agir.

 

Existem outras vantagens específicas para alguns públicos. Trocar controles remotos por comandos de voz pode facilitar a vida de pessoas mais idosas, com deficiência ou pouca habilidade no uso desses dispositivos, tornando o uso mais intuitivo.

 

E SE EU QUISER LIGAR DO MODO TRADICIONAL?

 

Há opções de sistemas inteligentes onde o acionamento pode ser por controle, ou manual, ou pelo sistema automatizado. Isso permite com que, caso a conexão falhe, ou se a pessoa preferir (há pessoas diferentes em uma mesma casa, cada uma pode gostar de uma forma), ligar no modo tradicional.

 

FUNCIONAMENTO E CUIDADOS

 

Pode ser necessário haver mais de um roteador e mais de um dispositivo da assistente virtual em casa. O sinal dos aparelhos depende da proximidade, e o usuário não ficará falando aos berros em casa.

 

Claro que pode haver falhas e ser necessária manutenção: por isso é interessante optar por empresas de tecnologia locais. Também é importante fazer testes, ou ir acompanhando construtoras que já ofereçam apartamentos assim: algumas empresas nacionais já lançam produtos assim, inclusive com showroom no decorado.

 

FALANDO EM CIDADES INTELIGENTES

 

As smart cities ou cidades inteligentes são o futuro das nossas cidades, para onde elas caminham, pois não só casas e apartamentos vão ser transformados pela tecnologia. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende mais sobre elas:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que são as smart cities?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários