Como funcionam as fazendas urbanas?

 Tecnologia

 

A produção de alimentos representou, na história, um marco para a espécie humana fixar suas raízes junto às plantas que cultivara. Uma nova grande mudança aconteceu com o passar dos anos e a maioria da população mundial se mudou para as cidades. Agora, além das hortas urbanas comunitárias, outro movimento traz de mudança parte da produção de alimentos para as cidades, nas fazendas urbanas.

 


Veja como fica a iluminação nesse tipo de fazenda
[Uma fazenda urbana em funcionamento. Imagem: Exame / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» 2021 é o ano das frutas e vegetais, segundo a FAO

 

» Como funciona o abate humanitário de animais?

 

» Por que preferir a feira do produtor?

 

COMO FUNCIONAM AS FAZENDAS URBANAS?

 

Numa fazenda urbana, a produção de alimentos segue uma linha mais industrial, com controle dos elementos necessários à produção do alimento. Os nutrientes são fornecidos às plantas por hidroponia, e as mesmas são dispostas em prateleiras, espaçadas de acordo com o grau de desenvolvimento das plantas.

 

É interessante notar também que o ambiente de produção não se assemelha a um local ao ar livre, nem a uma estufa: utiliza-se um galpão fechado. Dentro desse galpão, as plantas crescem com uso de iluminação artificial de tom rosado, que estimula o desenvolvimento das mesmas.

 

O TAMANHO DESSES NEGÓCIOS

 

Assim como as fazendas rurais variam de tamanho, desde a pequena propriedade familiar até o grande latifúndio, as fazendas urbanas também podem ter diferentes portes. No Brasil, há exemplos desde instalações de tamanho industrial, como uma fazenda urbana em São Paulo, noticiada pela Revista Globo Rural, como fabricantes de microverdes e pequenos equipamentos para hortas controladas em restaurantes na cidade de Florianópolis, apresentados no Jornal Hoje.

 

PRÓS E CONTRAS NESSE FORMATO

 

Uma produção de alimentos em fazenda urbana, por se tratar de ambiente controlado, oferece maiores condições de colheitas mais rápidas e sem o uso de agrotóxicos. Como a produção está mais próxima dos pontos de consumo, também existe a chance de os alimentos estarem mais frescos quando postos para a venda e posterior alimentação. Considerando os equipamentos menores, para restaurantes, o trajeto de transporte e a manipulação chegam a perto de zero.

 

Por outro lado, é uma produção mais artificializada, com dependência de energia. Não se faz aqui um comparativo entre os dois tipos de produção, visto que métodos tradicionais de produzir alimentos consomem energia em transporte, colheita, recalque de água em irrigação, dentre outros tipos de consumo energético, mas a fazenda urbana é um formato totalmente baseado em um ambiente escuro e iluminação artificial. É outra forma de produzir, com suas particularidades.

 

ENGAJANDO COMUNIDADES EM HORTAS COMUNITÁRIAS

 

A produção de alimentos em fazendas urbanas é uma forma de oferecer mais alimentos e suprir a crescente demanda, que é paralela ao crescimento da população mundial. Além dessa estratégia, outra bem importante é a criação de hortas comunitárias. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você lê mais sobre essas hortas e quais seus benefícios:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Criando uma cidade saudável com hortas comunitárias

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários