Curiosidades
Música é algo que move as pessoas e pode dar um toque especial em nossas rotinas, distrair, ou mesmo estar complementando novelas, filmes e séries. Apesar de que seja algo que mexa com a maioria das pessoas, música não gera as mesmas percepções em todos, assim como quaisquer outros estímulos como uma boa comida, toque ou uma flor cheirosa. Falando nessa percepção, você já ouviu falar em anedonia musical?
[Pessoa com anedonia não vai nem desenrolar a fita. Imagem: Pexels / Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Dá para ler e ouvir ao mesmo tempo?
» A música da chamada a cobrar
O QUE É A ANEDONIA MUSICAL?
Anedonia musical é uma condição em que uma pessoa não sente prazer ao ouvir música. Ao falar em música, não se está discutindo gosto musical, pois essa falta de prazer independe do que está tocando: há uma falta de estímulo ao ouvir, o que é diferente de se sentir bem ao ouvir algumas coisas e mal ao ouvir outras, que são sensações possíveis.
Quando há anedonia, existe uma ligação fraca entre a região responsável pela audição e o Núcleo Accumbens, onde é gerada a sensação de prazer. Não é uma condição generalizada a todos os estímulos possíveis, ou seja, uma pessoa pode não sentir nada com música, mas adorar comer ou fazer amor com seu/sua parceiro(a).
UM ESTUDO SOBRE ESSE TEMA
O estudo de Noelia Martínez-Molina e outros autores, publicado em 2019 no Journal of Neuroscience (para ler, em inglês, clique e acesse: https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.2020-18.2019) ficou bastante famoso e é citado em reportagens sobre anedonia para ilustrar os achados científicos na área. Estudantes universitários (que não fossem do curso de música) foram submetidos à análise de sua atividade cerebral (por ressonância magnética) enquanto ouviam música, o que permitiu entender mais sobre o fenômeno e detectar quem realmente estava sendo impactado pelo som. A pesquisa não se limitou apenas a questionários pelos vieses que poderiam existir das respostas.
DEIXANDO DE CONFUNDIR ANEDONIA COM SENSIBILIDADE AO SOM OU NÃO GOSTAR DE ALGO
Anedonia musical não é o único tipo de problema relacionado à música ou a sons específicos. Há quem ouça melhor e seja mais sensível a sons do cotidiano como abrir um fecho, mastigar e outros tantos, o que indica uma sensibilidade maior a esse estímulo, e recebe outro nome.
Há ainda, as preferências pessoais. Seria possível gostar de uma música e não de outra, assim como gostamos de algumas comidas e outras não.
O VOLUME DA MÚSICA
O volume, como e quando ouvir a música são importantes pontos na convivência social. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você vê um artigo aqui do blog sobre esse tema:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!