Variedades
Em um mundo onde perder tempo é pecado e adoramos ser multitarefas, fazer mais em menos tempo, ou melhor ainda, ao mesmo tempo, é o que queremos. Aqueles momentos como a espera na fila, o caminho do ônibus e outros tantos, acabam virando multitarefa, ou ainda quando vamos estudar ouvindo música. Será que dá para fazer isso? É produtivo? Vamos saber a seguir.
[E como está o foco? Imagem: João Geraldo Borges Júnior / Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Estou com tempo livre, o que fazer?
» Gêneros textuais da internet
LEITURA COM ATENÇÃO
Geralmente quando você vai estudar, ler algum contrato ou algo que exija a sua atenção, o fato de haver música junto ou vai distrair você, ou você nem vai se dar conta de que música é. Isso acontece porque visão e audição são processadas na mesma região do cérebro, o que as faz serem concorrentes, e dar origem à “surdez por desatenção”.
Diante dessa condição, para evitar distrações, o ideal é nem ligar música quando precisar estudar para uma prova. Quando for ler um livro no ônibus, também não faz muito sentido ligar os fones e escutar algo. É bom desligar pouco antes de chegar ao destino, caso opte pela música.
Em alguns ambientes de trabalho, as pessoas costumam ligar músicas ao longo do dia. Isso pode ajudar em pequenos momentos de dispersão para desestressar, mas é preciso ter cautela, principalmente em serviços de grande responsabilidade, ou que possuam algum grau de risco. Volume alto não é um bom caminho.
LEITURA E AUDIÇÃO SEM FOCO
Nós conseguimos ler e ouvir ao mesmo tempo sim, mas se dividirmos a capacidade entre as duas coisas. Isso acontece quando ouvimos TV ou rádio/música e folheamos um panfleto de supermercado sem dar muita atenção nem para um, nem para outro.
Entender quando precisamos foco pode ser interessante para direcionarmos o que vamos fazer. Ouvir a música que gostamos e damos atenção é um erro quando queremos ler algo importante. Por isso, há quem recomende que ouçamos músicas apenas instrumentais, ou clássicas, ou ainda de ritmo mais devagar. Só que se elas causam algum estímulo maior, melhor é nada.
E SE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO PARA CONCURSOS
Além de cuidar da distração com música e sons, há várias coisas a aprender. Na sugestão de leitura da linha azul 👇🏻, veja algumas dicas de redação oficial:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Algumas dicas de redação oficial
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!