Trabalhando nossa mindset

 Cultura & Comportamento

 

Quando falamos em mindset, estamos tratando de uma das palavras mais queridinhas de nosso momento. É mais um de nossos estrangeirismos, havendo termos em português que explicam bem o que seria, como mentalidade ou configuração mental. Uma boa definição para mindset consiste no conjunto de todas as nossas visões e percepções de mundo e como reagimos a diferentes estímulos. Nessa postagem, iremos falar um pouquinho mais sobre isso.

 

 

Modificando nossa mentalidade para nosso progresso futuro
[Mudando a mindset. Imagem: ASoy ID/Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A síndrome do negro único

» Racionalismo ou construtivismo?

» Saiba mais sobre as soft skills

 

MINDSET FIXA

 

Quando se fala que uma pessoa possui uma mindset fixa, isso quer dizer que não só ela possui todo o seu conjunto de crenças, valores e visões de mundo, mas que ela não muda de jeito nenhum. Isso pode ser uma qualidade, quando se fala de ética ou tratamento com as pessoas, mas pode ser péssimo do ponto de vista profissional, pois essa pessoa se torna complicada de treinar ou de fazer coisas que não lhe agradem, mas que sejam necessárias à corporação.

 

MUDANÇAS DE MINDSET E GANHOS PARA O FUTURO

 

A flexibilidade de mindset é possível por uma característica chamada neuroplasticidade. Também é possível encontrar a expressão mindset de crescimento.

 

Quando uma pessoa possui uma mentalidade fixa, não consegue assumir novos desafios porque acredita que possui uma cota de inteligência ou de capacidade, e que não irá conseguir extrapolar esse limite. É bem possível que essa pessoa consiga mais, mas sua mente a limita.

 

Com mindsets de crescimento, que devem ser uma meta, uma pessoa é capaz de ampliar sua aprendizagem e ir além. Quando vem opiniões negativas ou acontecem erros, as pessoas com mindset de crescimento veem oportunidades e melhoram para o futuro, sem levar questões profissionais para o lado pessoal.

 

Um exemplo que demonstra mindsets fixas ou de crescimento: choveu na manhã de hoje. Uma pessoa com mindset fixa pode pensar que não conseguirá realizar seu trabalho nessas condições ou que seu humor será péssimo o dia todo por conta da chuva. Uma pessoa com configuração mental de crescimento irá verificar oportunidades no momento, como trabalhos de escritório ou que não dependam do ambiente externo.

 

Existem técnicas para a melhoria de mindset, como leitura de livros ou cursos sobre o tema, autocrítica, buscar esforçar-se em áreas que representem uma limitação atual, dentre outras. Os efeitos psicológicos de chegar a uma mindset progressiva ou de crescimento surgem e impactam a vida pessoal e profissional.

 

ESTABELECENDO UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

 

Para o crescimento profissional, além de realizar mudanças internas com sua mindset, é preciso saber comunicar-se com os outros. Na postagem que está sendo sugerida, na faixa azul logo abaixo, falamos mais sobre comunicação assertiva 👇🏻:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários