A preparação para a morte

 Cultura e Comportamento

 

A morte é conhecida como o único fato certo da vida. Para algumas religiões, é entendida ainda como um resultado do pecado cometido por Adão e Eva no paraíso. Tantos anos após o paraíso, a morte segue sendo uma constante, e precisamos aprender a lidar com ela em vida, para amenizar os problemas e tristezas que podem surgir, além da nossa falta na vida em quem amamos. Nessa postagem, vamos discutir um pouco mais sobre esse tema.

 

 

Caminhando para a morte
[Fazendo a caminhada. Imagem: Tumisu / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que levar ao internar alguém em um hospital?

 

» Entenda o que significa a ortotanásia

 

» Lidando com o desconhecido

 

AMENIZANDO A DOR

 

Nem sempre é possível curar determinadas doenças, pois podem ter sido diagnosticadas muito tarde, ou já terem se alastrado pelo corpo. Nessas situações, remédios ou tratamento médico, além do amor da família, é claro, são muito importantes, pois aquele ser humano precisa de conforto e cuidado, na medida do possível, para sofrer menos as suas dores.

 

Há pessoas que optam por não fazer tratamentos ou mesmo tomar remédios. É uma opção mais arriscada ou dolorosa, e é preciso estar ciente do que pode acontecer, decidindo com o apoio de médicos.

 

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

 

A doação de órgãos é essencial para salvar vidas que ainda possuem chances de continuidade, pois só é posta em andamento após a conclusão de que houve morte cerebral. É algo que precisa ser decidido e falado aos familiares antes de que a morte ocorra, para que não sejam abalados por um momento ruim e deixem de ajudar.

 

Outras técnicas de doação, ou mesmo o uso de órgãos de outros animais estão sendo estudados para ajudar a reduzir filas. Técnicas com células tronco também prometem resultados promissores, porém enquanto elas não se difundirem e se tornarem complementares, é ainda mais importante conscientizar-se e aos outros sobre a nobreza e amor ao próximo que a doação representa.

 

BENS REGULARES

 

Após o falecimento de um familiar, como de pais ou avós, deve ocorrer a transferência dos bens aos herdeiros. Herança é algo triste porque vem depois de um falecimento, mas deve possuir destino porque a pessoa que era dona deixou de poder cuidar e manejar aqueles bens. Pela Lei, é crime usar de dinheiro de pessoas falecidas, por exemplo.

 

O processo de herança pode se tornar ainda mais complicado e penoso quando as pessoas não possuem bens regulares, como casas sem averbação de parcelas da área construída, ou ainda do todo, ou carros com problemas de registro de motor ou licenciamentos atrasados. Quando uma pessoa não mantém seus bens regulares, acaba criando-um-pepino para seus herdeiros, visto que eles terão de fazer não só o processo de inventário, mas resolver a situação legal dos bens quanto à atualidade das características.

 

CREMAÇÃO OU ESPAÇO EM CEMITÉRIO

 

Preparar locais no cemitério, ou refletir sobre cremação, são outras decisões para tomar antes de que a morte aconteça, senão serão mais um conjunto de decisões doloridas a tomar na hora em que a vida se perde. Há quem acredite que dá má sorte pensar a respeito, mas não é essa a intenção: é poder sentir a dor da morte sem estar preocupando-se com coisas difíceis nessa hora sofrida.

 

O espaço no cemitério pode ser comprado em lotes individuais, ou maiores, que podem ser mantidos pela família, dividindo essa responsabilidade. No caso de cremações, as pessoas podem ter desejos especiais sobre onde irão para a eternidade.

 

BOM SENSO NA DOR

 

Quando surgem pessoas com doenças mais graves, é preciso se atentar ao carinho e bom senso para se portar. Por mais que haja algum diagnóstico irreversível, seja em casa, seja no hospital, deve-se cuidar para não levar expressões de dó ou falas como se o doente não estivesse ali, pois não sabemos qual sua capacidade de percepção.

 

É preciso cuidar para não tratar o ainda vivo, como morto. É possível dar carinho e atenção a alguém doente. Você pode ir conversar e contar algo legal ou algum momento lascado de sua vida, para distrair quem sofre.

 

No velório, também cabe usar o bom senso em vários aspectos, a começar também pelo comportamento. Ir para usar o local de velório para colocar conversas em dia com parentes e dar risadas, ou até ir bêbado, é completamente desrespeitoso. Outro cuidado a se ter é não enfeitar uma pessoa, como por exemplo, com maquiagens, se isso não era o que acontecia em vida.

 

QUANDO EU ME FOR

 

Essa expressão, tão famosa para falar do futuro após a morte, inspirou uma pequena mensagem para alguém amado, próximos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode lê-la:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quando eu me for

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

 

Postar um comentário

0 Comentários