O cosmético caseiro ideal para a sua pele

 Saúde

 

Muitas são as receitas de cosméticos caseiros que prometem fazer milagres na pele com pouco esforço, sendo facilmente encontradas por aí em sites ou vídeos do Youtube. Fato é que não existe uma receita caseira ideal para a sua pele, pelo menos não da forma que você pode estar pensando.

 

Vamos entender melhor o que você pode fazer para cuidar da sua pele e da sua autoestima? Siga lendo e confira.

 

 

Um montão de creme na pele
[Passando creme na pele. Imagem: Nika Akin / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como funciona o desenvolvimento de um novo remédio

 

» Explante de silicone: fazendo o caminho inverso

 

» Vendo a saúde pelas unhas

 

ALGUNS PERIGOS NAS RECEITAS CASEIRAS

 

Algumas receitas caseiras envolvem limão ou maionese industrializada (que contém limão), e falam que ele deve ser aplicado à noite. O limão é bastante ácido e possui a substância furocumarina que, segundo uma dermatologista consultada pelo portal Glamour, reage com a luz solar e pode causar manchas na pele se algum resquício ficar de um dia para outro. Como suco de limão não é uma substância feita para ser absorvida pela pele, sempre há chance de problemas.

 

Outras receitas recomendam passar pasta de dente em acnes ou até em queimaduras. Essa prática pode ampliar inflamações. O mesmo acontece quando se resolve passar azeite na pele, que sendo uma gordura, é absorvido e se acumula nas inflamações das acnes.

 

CREMES, REMÉDIOS E QUAISQUER OUTRAS COISAS: COMO SEI QUE SERVEM?

 

Limão é ótimo para fazer um belo suco ou temperar uma salada. Pasta de dentes limpa muito bem os dentes. Um comprimido para dor de cabeça alivia o sintoma se tomado com um copo de água apenas.

 

Agora suponha que você vai amarrar o limão em uma corda e fazer de amuleto em seu pescoço. A pasta de dentes será usada para cobrir as unhas. O comprimido você vai martelar e colocar o pó na testa. Veja que são todos usos fora daquele que as coisas foram previstas, e nenhum resultado pode ser garantido com isso, muito pelo contrário. Isso vale para quaisquer coisas mesmo: se você comprar tinta acrílica para paredes de alvenaria e usar em madeira, por exemplo, o resultado não vai ser bom.

 

Para que cada coisa seja útil naquilo que se pretende, é preciso estudar as reações químicas que ocorrem, fazer testes em grupos com ou sem uso (no caso de remédios para pessoas ou animais), simular, calcular, analisar. Mesmo nos casos onde há uso de produtos naturais, as doses e formulações precisam ser muito bem planejadas: não é porque algo é bom de comer que é bom de passar na pele. 1 mg de um produto não é a mesma coisa que algumas colheradas de sopa do pote de casa.

 

No caso dos produtos dermatológicos, há alguns fatores importantes que são avaliados antes do lançamento. São feitos testes quanto a alergias, absorção pela pele e na camada necessária, manchas, interação com luz solar, etc. Depois de todo esse cuidado de formulação e aprovação para venda por órgãos competentes, profissionais dermatologistas devem acompanhar tratamentos e indicar qual(is) o(s) produto(s).

 

OS VERDADEIROS COSMÉTICOS CASEIROS E QUE SÃO DE COMER

 

Quem procura um tratamento de pele está tentando melhorar a autoestima e se sentir mais bonito(a). Isso é válido, só que precisa ser bem feito para que o resultado seja perfeito. Passar qualquer sorte de coisas no corpo, mesmo que seja algo natural, não é adequado.

 

Apesar de não existir essa receita caseira perfeita para passar na pele, existe outra ótima, que é a de tratar de dentro para fora: cuidando de sua saúde, sua pele ficará boa. Que tal tomar uma boa quantidade de água todos os dias? Que tal, ao invés de passar os alimentos naturais na pele, fazer deles sua comida?

 

Tudo isso, com uma rotina de atividade física, vai fazer com que sua pele fique boa. Outra dica excelente para evitar problemas de pele, deixando-a bonita, é usar protetor solar diariamente. Caso não seja o suficiente (você pode ter alguma doença de pele ou algo mais sério a tratar) vale procurar ajuda profissional.

 

FALANDO EM HÁBITOS SAUDÁVEIS

 

A alimentação ajuda muito em ter uma pele saudável. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, a gente fala um pouco mais sobre aquela máxima de “comer de tudo”:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Comer de tudo: será que isso faz sentido?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários