Vendo a saúde pelas unhas

por - sábado, julho 27, 2019

Ciência & Saúde


As unhas são capazes de dizer, sem estarem pintadas ou, em alguns casos, até mesmo pintadas, quais são as nossas condições de saúde. E elas precisam ser cuidadas para que possam não ser alvo de doenças que as acometem.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/SinaisNasUnhas.Saude.html
[Imagem: PublicDomainPictures/Pixabay]



SINAIS QUE AS UNHAS TRAZEM


Coloração e textura podem indicar algumas enfermidades. Ao ver esses sinais, é preciso buscar um médico para investigar melhor. Vamos ver quais seriam?

- Unhas brancas com bordas mais escuras: podem sinalizar hepatite.
- Unhas onduladas: podem indicar psoríase ou artrite inflamatória.
- Unhas frágeis: as unhas que quebram facilmente podem apontar algum problema de tireoide.
- Unhas pálidas: podem ser sinal de doenças como anemia, problemas no fígado e desnutrição.
- Bordas das unhas inchadas e/ou avermelhadas: são indício de doença no tecido conjuntivo, lúpus ou (pasme) a doença da borda da unha.
- Unhas azuladas: apontam uma insuficiência de oxigênio, ou seja, pode haver alguma infecção no pulmão, como uma pneumonia.
- Unhas com linhas escuras na parte inferior: podemos estar presenciando um caso de câncer, o melanoma.

UNHAS INFECTADAS POR FUNGOS


Um último tipo de doença que pode se manifestar nas unhas possui causa e origem ali mesmo nos dedos. As unhas amareladas e quebradiças são forte sinal de infecção por fungos, a onicomicose ou micose de unha.

Os fungos adoram esse local porque há bastante queratina, que é uma proteína formadora das unhas e cabelos. Ainda há os agravantes da umidade e, em certos momentos, da falta de luz.

Outros fatores ajudam como o contato prolongado com água e sabão, microfissuras por esforço físico ou outras doenças.

O diagnóstico exige exame médico, pois há semelhanças com outras causas. Fungos também podem pretear as unhas. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente pelo compartilhamento de objetos.

Caso for infectado, o tratamento é por medicamentos prescritos pelo médico. E, para prevenir, o jeito é cuidar para que os fungos, assim como outros microrganismos que existem em nosso corpo, não se proliferem demais. Unhas devem ser limpas, secas e cortadas, com especial atenção às do dedão.

UNHAS ROÍDAS


Há diferentes formas de uma pessoa demonstrar sinais de ansiedade. Uma delas é quando aparecem unhas roídas em uma pessoa. Não basta apenas pedir ou mandar que ela pare de fazer isso, pois pode ficar bem machucada, mas tentar combater na origem. Pode ser um fato isolado ou o jeito de ser da pessoa, mas é preciso buscar algum tratamento para acalmar quem possui unhas roídas. Com o tempo, elas irão crescer e se recuperar.

UNHAS EM PINÇA OU ENROLADAS


São um caso especial de deformidade que vai além da mudança de cor nas bordas das unhas. Pessoas com lúpus, algumas síndromes ou outros problemas de saúde levam a unhas muito deformadas: com o formato em pinça ou aspecto de papel enrolado.

Essa deformidade causa desconforto visual, pois dá a impressão de que a pessoa afetada está mal por ser algo tão desproporcional (exceto o Zé-do-Caixão). E deve ser mesmo super desconfortável para calçar um sapato... Em geral, desenvolve-se em pessoas mais idosas.


👉 E ainda mais para você: Dê um descanso as suas unhas!



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!