Explante de silicone: o caminho inverso

 Ciência & Saúde

 

No Brasil, houve uma popularização das próteses de silicone para aumento do volume dos seios. Todos os anos, milhares de brasileiras fazem cirurgias para mudar sua estética, colocando essas próteses e/ou fazendo outros procedimentos. Por outro lado, em número menor, começam a pipocar os casos de pessoas que decidiram fazer o caminho oposto e retirar as próteses. Vamos entender um pouco mais sobre isso?

 

 

Começando mais uma cirurgia de retirada, bora conferir os itens?
[Cirurgia começando em breve. Imagem: Fernando Zhiminaicela / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Sinais a observar no autoexame das mamas

 

» Naturais ou com silicone - como saber?

 

» O Topless no mundo

 

MOTIVOS PARA SE TER SILICONE NOS SEIOS VERSUS MOTIVOS PARA NÃO SE TER

 

Possuir mamas com certo volume é algo natural para mulheres adultas, pois os seios femininos, diferentemente de outros animais, ainda mantêm parte de suas dimensões quando não está ocorrendo a amamentação, entretanto, algumas mulheres não possuem essa parte do corpo mais desenvolvida. Essa questão estética pode ser ruim para a autoestima de certas mulheres que, buscando ficarem mais bonitas, apelam ao implante de silicone para finalmente terem o corpo desejado.

 

Outro caso bastante ligado à autoestima está nas extrações de mamas devido à ocorrência de câncer. A reconstrução das mamas é um procedimento realizado após a retirada do tecido mamário original, visando minimizar o impacto da cirurgia na pessoa. Um último caso que se pode citar está relacionado a questões de gênero, por homens que desejam alterar para a aparência feminina que se identificam.

 

Pode-se ver que, em maior ou menor intensidade, existe um peso estético grande sobre a prótese, visando autoestima. Se a estética pessoal não tiver todo esse peso, ou se existem outros problemas de saúde que os médicos identificarem, talvez o caminho seja optar por não fazer. Também não pode haver dúvidas sobre os procedimentos, riscos e cuidados, e a vontade de colocar a prótese deve partir da própria pessoa.

 

PROBLEMAS DE SAÚDE À CIRURGIA DE RETIRADA

 

Uma parcela das mulheres que colocaram a prótese, em movimento crescente, relata dores e outros efeitos colaterais, não associados a outras causas, e mencionam que se sentem melhores quando retiram as próteses. Existem casos em que pode ser necessária a substituição, por problemas na prótese, e novos estudos serão necessários para entender se esses problemas estão associados às próteses e se sim, como evitar. Também é de se pensar que outros materiais e técnicas precisem ser desenvolvidos, para atender a essa demanda de estética e autoestima.

 

A retirada demanda um procedimento cirúrgico, da mesma forma que na colocação. Isso implica em custos e cuidados inerentes a um procedimento estético.

 

CONDIÇÃO PARA QUEM FAZ IMPLANTES

 

Quando uma pessoa, geralmente uma mulher, deseja colocar implantes de silicone, é necessário que esteja atenta à necessidade de mais de uma cirurgia. Como não são valores pequenos e pode ser um procedimento que vá acontecer com o passar dos anos, essa informação não pode passar em branco e é preciso se preparar, psico e economicamente. Pode-se optar, nas cirurgias, ou por uma nova prótese, ou pela remoção.

 

A IMPORTÂNCIA DO BEM-ESTAR

 

Quem coloca as próteses, faz em nome de seu bem-estar, pois acredita que trarão mais beleza e felicidade. Em geral, coisas materiais, como um tênis, até uma peça de silicone, por si só, não valem nada. O valor está no que conseguem trazer de bem para o dia-a-dia, no que cada pessoa enxerga para si.

 

As cirurgias de colocação são um de vários procedimentos que permitem trazer a autoestima quando a natureza não permite. Já pensou se fosse impossível melhorar algo que não se gosta, como a estética, ou reverter questões como a baixa fertilidade?

 

Por outro lado, quem retira as próteses também o faz pela autoestima, talvez porque não veja mais problemas em possuir mamas pequenas ou quase imperceptíveis. Não se segue um padrão de beleza, mas pode ser o melhor caminho se a pessoa se sentir feliz com sua condição.

 

COMO SE FAZEM ESSAS CIRURGIAS DE COLOCAÇÃO?

 

Em um post anterior, com link na linha azul 👇🏻 falamos mais das técnicas de colocação de prótese de silicone. Você quer saber mais como funciona? Então é só clicar ali embaixo:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Silicone nos seios?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários