Como se fazem orçamentos de obras?

 Variedades

 

Obras de construção são muito importantes para gerarem novas moradias, locais de trabalho, ou mesmo em reformas e manutenções, onde o espaço construído melhora ou se mantém em boas condições. O primeiro passo consiste em definir quais serão essas obras, por estudos e projetos e, com essa definição, fazer o orçamento, para que quem for arcar com os custos possa saber quais desembolsos fará.

 

Existem algumas técnicas de orçamento, como as paramétricas, ou por composições unitárias de serviços. Vamos entender um pouquinho como se faz orçamento por uma ou outra técnica, a seguir.

 

 

É preciso caprichar nas contas.
[Orçamento sendo feito. Imagem: Karolina Grabowska / Pexels]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os ramos preventivos da Engenharia e Arquitetura

 

» Por que contratar profissionais mesmo em problemas pequenos?

 

» A sua casa contribui com a vizinhança (II)

 

ORÇAMENTOS PARAMÉTRICOS

 

Um orçamento paramétrico consiste em um mecanismo rápido de orçamento, que se usa quando o orçamento da obra está baseado em projetos incompletos ou mesmo ainda não existem. A ideia é fornecer uma resposta rápida para um primeiro planejamento.

 

Multiplica-se um parâmetro específico (quantitativo de obra) por um índice oficial. O grau de erro é maior do que outras modalidades mais detalhadas, a ideia é o uso preliminar.

 

Um desses índices é o de custos médios gerenciais do DNIT. Os índices relacionados devem ser multiplicados pela extensão (em quilômetros) da rodovia a ser construída. Há publicação periódica do índice.

 

Outro é o Custo Unitário Básico (CUB), que é multiplicado pela área equivalente de construção. As áreas são multiplicadas por coeficientes de zero a um, de acordo com a complexidade e custo, e por padrão construtivo/tipo de edificação, e se obtém uma área equivalente, sendo esta a ser multiplicada pelo CUB para o orçamento paramétrico.

 

Estudos preliminares, considerando avaliações de imóveis ou viabilidade de empreendimentos, utilizam essa técnica. O CUB é publicado mensalmente pelos Sinduscons (Sindicatos da Indústria da Construção Civil) regionais.   

 

ORÇAMENTOS POR COMPOSIÇÕES UNITÁRIAS DE CUSTOS

 

Os orçamentos por composições unitárias de custos também são feitos com base em quantidades do projeto de construção, porém com mais detalhe e elencando cada serviço de construção e suas variações de produtividade. Uma composição unitária indica quais insumos e mão de obra necessários para fazer uma unidade de um serviço de construção, bem como a quantidade utilizada de insumos (CUM) e a produtividade de mão de obra (RUP), que são chamados de coeficientes.

 

Num exemplo hipotético:

 

ALVENARIA DE TIJOLO FURADO DE 9 x 19 x 19 cm, PANOS DE FACHADA COM VÃOS, ASSENTAMENTO COM ARGAMASSA TRAÇO 1:3.

 

PEDREIRO – 1 Hh/m²

SERVENTE – 0,5 Hh/m²

TIJOLO FURADO DE 9 x 19 x 19 cm – 28 un./m²

ARGAMASSA TRAÇO 1:3 – 0,20 m³/m²

 

Para 5 m² de alvenaria, consideramos proporcional o consumo de insumos para 1 m², ou seja, diríamos que precisamos de 5 Hh de pedreiro, ou 1 m³ de argamassa, hipoteticamente. Aqui, fizemos um exemplo ilustrativo, mas ou a empresa construtora mede produtividades e consumos para saber orçar, montando composições unitárias, ou usa bases de dados onde se mediu a produtividade, estratégia feita por orçamentistas que não são ligados a quem constrói.

 

A maior base de dados nacional é o SINAPI, ou Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Mensalmente são divulgadas não só as composições, mas os custos de cada insumo nas capitais brasileiras. Em licitações, é a base oficial de preços.

 

O orçamento por composições unitárias consiste em levantar todos os serviços e composições, multiplicar pelas quantidades e, com isso, obter todos os chamados custos diretos, que seriam proporcionais aos serviços de construção. Após, com a soma de uma parcela de BDI, ou benefícios e despesas indiretas, que inclui lucro do construtor e despesas administrativas, forma-se o preço, que é o orçamento final ao pagante.

 

Elencar todos os serviços e quantificar corretamente são grandes desafios. O orçamentista precisa refazer mentalmente todos os processos de construção para convertê-los em custos e fazer sua estimativa tão melhor quanto possível.

 

FALANDO EM PROJETAR PARA O FUTURO

 

O mercado imobiliário precisa de orçamentos para diferentes fins, como vimos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você conhece um motor para as obras no país, a incorporação imobiliária:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que é uma incorporação?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários