Variedades

 

Realizar o gerenciamento financeiro de sua empresa é um desafio. Mesmo quando as finanças vão bem, é preciso estar atento às alterações do mercado, juros, inflação e outros diversos fatores econômicos. Além disso, os gestores necessitam realizar ações como receber e enviar dinheiro, analisar os gastos, negociar com os fornecedores e muito mais.

 

Esse cenário apenas demonstra como o gerenciamento financeiro é relevante para o dia-a-dia das empresas. É por meio dele que um negócio consegue ter um controle sobre as finanças, e tem a oportunidade de realizar as melhores aplicações desses recursos.

 

Em resumo, esse gerenciamento possibilita ao seu negócio criar um bom planejamento. Dessa forma, você tem a chance de preparar a sua companhia para enfrentar inúmeras situações adversas, como crises financeiras. Por outro lado, uma empresa organizada financeiramente tem maiores chances de expandir os seus negócios.

 

 

Fazendo todo o gerenciamento financeiro
[Desenvolvendo meus negócios. Imagem: StartupStockPhotos / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os marketplaces de crédito e como eles podem facilitar sua vida

 

» Passos para criar um negócio na internet

 

» Formando profissionais na adolescência

 

 

O QUE É UM GERENCIAMENTO FINANCEIRO?

 

É o controle total de todas as finanças de uma empresa. Quando bem realizado, os empresários podem saber o valor gasto em cada ação da empresa, como pagamento de fornecedores, salários, investimentos futuros, contas a pagar, entre outros tópicos. Ele é importante para que sua empresa tenha um fluxo de caixa saudável e mais organizado.

 

Os responsáveis pela área precisam anotar absolutamente tudo relacionado ao caixa da empresa, afinal, se alguns desses dados estiverem incorretos, todo o planejamento comercial do negócio pode sofrer consequências negativas. Se a sua empresa tem várias filiais, por exemplo, o gerenciamento financeiro se torna ainda mais vital, isso porque é necessário fazer o controle de cada loja, para depois organizar todas essas informações e realizar um gerenciamento único.

 

Em alguns casos, algumas filiais estarão com o caixa no azul. Em outras, no vermelho. Portanto, é preciso também levar em conta o capital de giro que será considerado nesse gerenciamento.

 

POR QUE O GERENCIAMENTO FINANCEIRO IMPORTA?

 

A resposta para essa pergunta é a simples sobrevivência da empresa. Sem um gerenciamento financeiro profissional e competente, o seu negócio sofre diversos riscos. Além disso, sem ele é impossível almejar qualquer tipo de crescimento. É simplesmente inviável.

 

Portanto, todo real que entra ou sai da empresa deve ser anotado. Além disso, o gerenciamento financeiro serve para que a empresa possa prever os recebimentos futuros. Se um negócio usa um software de CRM, por exemplo, e consegue captar diversos leads, isso significa que nos próximos meses a companhia irá receber novos recursos. O valor que esses clientes podem agregar ao caixa da empresa também pode ser inserido no controle financeiro.

 

COMO FAZER O GERENCIAMENTO FINANCEIRO DO SEU NEGÓCIO?

 

Hoje, a melhor maneira de fazer isso é por meio de softwares. Se você trabalha com vendas on-line, essa é a melhor opção para a sua plataforma de e-commerce, afinal, nesse segmento, o fluxo de caixa é muito mais dinâmico, com dinheiro entrando ou saindo a cada minuto. Nesses casos, é impossível realizar o gerenciamento financeiro apenas com planilhas e anotações.

 

Mesmo um pequeno empreendimento on-line não pode dispensar uma solução como essa. Por isso, a tecnologia serve como aliada para que as empresas tenham maior controle sobre suas finanças.

 

O GERENCIAMENTO FINANCEIRO PERMITE TOMAR MELHORES DECISÕES

 

Esse é um dos maiores benefícios que o gerenciamento financeiro pode proporcionar. Quando o gestor tem um panorama sobre o que pode ou não gastar, ele tem maiores argumentos para a tomada de decisão.

 

É o gerenciamento que vai indicar se é possível:

 

* contratar novas pessoas;

* demitir;

* adquirir novos equipamentos;

* dentre outras decisões importantes.

 

Para negócios de menor porte, isso é vital. Um banco, por exemplo, aguenta os solavancos do mercado. Mesmo em épocas de crise, como a de 2021, muitos deles têm lucros bilionários. Por outro lado, pequenos empreendimentos têm a responsabilidade e o dever de fazer a melhor aplicação para cada centavo do negócio.

 

O gerenciamento financeiro também possibilita a eles ter um planejamento a curto, médio e longo prazo. Uma pequena empresa pode calcular os gastos, a entrada de recursos para o trimestre, semestre e para o ano inteiro. Dessa forma, se torna mais simples atingir os objetivos desejados.

 

Portanto, ter um gerenciamento adequado permite que a empresa possa manter as suas contas em dia, sem atraso. Ao manter os seus compromissos, isso diminui as chances de um negócio sofrer uma cobrança a mais ou ser surpreendido com altas taxas de impostos e boletos inesperados. Por isso, a boa gestão financeira sempre fará bem a qualquer companhia.

 

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELO AMOCRM, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. Nesse portal você pode saber mais sobre a plataforma AMOCRM e entende como vender mais com um atendimento eficiente.

 

FALANDO EM NEGÓCIOS

 

Ser empreendedor possui seus prós e contras, como todas as coisas. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode entender ou refletir mais sobre esse tema:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Ser ou não ser empreendedor - Quais benefícios e os sacrifícios?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!