A semana de arte moderna de 1922

 Literatura

 

No ano de 1922 (13 a 17 de fevereiro), a Semana de Arte Moderna fez parte das festividades de comemoração ao centenário da independência política do Brasil. Foi um evento que marcou época, sendo aberto ao público, com exposição de artes plásticas, leitura de poemas, saraus, música e dança.

 

Vamos saber mais sobre o que significou esse evento? Siga no post!

 


Cartazes da Semana de Arte Moderna de 1922
[Divulgação da Semana de Arte Moderna. Imagem: Prefeitura de São Paulo / Reprodução. Leia-se "Di Cavalcanti".]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que fez Auguste Perret?

 

» A simplicidade da vida bucólica na obra de Paul Gauguin

 

» Canção do vento e da minha vida, poema de Manuel Bandeira

 

 

ACONTECIMENTOS ANTERIORES

 

De acordo com a Fundação Itaú Cultural, a Semana de Arte Moderna foi o resultado de um movimento que estava despontando ao longo das últimas décadas, em busca de uma identidade nacional nas artes.

 

Curiosamente, a ideia de se ter uma semana nacional voltada à arte veio de um evento francês semelhante, a Semaine de Fêtes de Deauville. Para viabilizar economicamente o evento, o mecenas Paulo Prado convenceu investidores (barões do café) a patrocinarem o aluguel do teatro municipal de São Paulo.

 

A PROPOSTA DA SEMANA DE 22

 

Não só nas artes, mas em todas as vertentes do conhecimento, negócios, cultura... sabe-se que é impossível transcrever uma realidade em 100 % para outro local, empresa ou país. Se uma comida típica no México faz sucesso em qualquer esquina, no Brasil essa mesma comida pode não agradar ou precisar de menos molho ou tempero mais suave.

 

A proposta partiu da ruptura com um modelo europeu e a construção de uma arte nacional. Parte de nossas origens era de europeus, mas o país tinha elementos de sua própria identidade. Um exemplo era dos índios morrendo por ideais heroicos: a cultura deles era diferente disso, não fazendo sentido exagerar nisso em nossa literatura, como já se fez.

 

ARTISTAS QUE PARTICIPARAM

 

Houve diferentes classes de artistas participantes:

 

* Pintores(as): Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Vicente Monteiro, Zina Aita e outros.

* Escritores(as): Mário e Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Graça Aranha e mais.

* Arquitetos(as): Georg Przyrembel e Antônio Moya.

* Escultores(as): Hildegardo Velloso, Victor Brecheret e Wilhelm Haarberg.

 

O SURGIMENTO DO MODERNISMO

 

Na Literatura, deriva da semana de Arte Moderna a escola literária que surgiu desde então, que é o modernismo. Além de Mário e Oswald de Andrade, Manuel Bandeira aderiu (mesmo não sendo organizador da SAM, apesar de participar) e outros autores também.

 

A ARTE DE TARSILA DO AMARAL

 

No modernismo, um termo foi bastante usado para descrever o movimento: antropofagia. Entenda melhor e conheça mais da arte de Tarsila do Amaral no link abaixo 👇🏻:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A Antropofagia de Tarsila

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários