Significados das bandeiras (41) – A bandeira da Espanha ou rojigualda.

 Curiosidades

 

A bandeira espanhola é, como as mais variadas bandeiras, carregada de significados em além da bandeira com cores, é de um modelo contendo brasão também. Se por um lado, brasões são bonitos e rebuscados, por outro são algo mais difícil de representar. Nessa postagem, nós vamos conhecer um pouco mais sobre a rojigualda, a bandeira do país conhecido pelas touradas, com sua história, cores, proporções e significados.

 

 

Você pode ver a bandeira espanhola aqui
[A bandeira da Espanha. Imagem: Wikipedia / Reprodução]

 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Por dentro da bandeira escocesa

 

» Desvende os significados da bandeira italiana

 

» Conheça mais detalhes sobre a bandeira nacional brasileira

 

HISTÓRIA

 

Segundo o governo espanhol, a bandeira espanhola foi instituída pelo rei Carlos III em um decreto real de 28 de maio de 1785, e hoje é regulamentada pela constituição espanhola, de 1978. Após a constituição está a Lei 39/1981, que apresenta os significados da bandeira para a nação. O escudo/brasão foi mudando ao longo do tempo, e hoje é definido pela Lei 33/1981 e pelos decretos reais 2964 de 18 de dezembro de 1981 e 2267 de 3 de setembro de 1982.

 

A bandeira espanhola já foi branca e com o brasão, mas essa cor promove pouco contraste em meio ao oceano. Como a Espanha foi um país de tradição colonizadora, ao longo da história, mudou sua bandeira para cores mais marcantes.

 

CORES E PROPORÇÕES

 

A bandeira é formada por faixas horizontais vermelhas e amarela, sendo um retângulo com seis módulos de largura e quatro de altura, na proporção 6H:4V. As faixas vermelhas possuem um módulo de altura e a faixa amarela dois. O brasão é posicionado no terço médio na direção horizontal, com 1,6 módulo de altura, centralizado verticalmente na faixa amarela.

 

SIGNIFICADOS

 

A Lei 39 de 1981 da Espanha apresenta os significados da bandeira de um modo geral, indicando já em seu artigo primeiro que ela simboliza a nação, sua soberania, independência, unidade e integridade. Também aponta que expressa os valores superiores da Constituição.

 

O nome rojigualda é uma união entre roji (vermelha) + gualda (amarela). O vermelho significa a valentia, a alegria e a conquista, enquanto que o amarelo simboliza as riquezas do período colonial.

 

O BRASÃO

 

Cada parte do brasão possui um significado, com associações aos diferentes reinos e etnias que compõem o país. Há um castelo para o Reino de Castela e um Leão para o de Leão, um escudo em listras verticais vermelha e amarela para o Reino de Aragão, um escudo com correntes entrelaçadas e fundo vermelho para o Reino de Navarra, uma granada (romã, em espanhol) para o respectivo reino, e assim por diante.

 

DA BANDEIRA ESPANHOLA A UMA DE SUAS EX-COLÔNIAS, A ARGENTINA

 

A Espanha colonizou vários países do mundo, incluindo a Argentina. Na sugestão de post abaixo 👇🏻, você descobre o que a colonização espanhola tem a ver com a bandeira da Argentina:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A bandeira da Argentina e o Sol de Maio

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários