Significado das bandeiras (35) – A Bandeira da Itália ou Il Tricolore.

Curiosidades


A Itália foi formada pela união de diferentes territórios de pequena expressão e por terras da Igreja, transferidas pelo tratado de Latrão. De lá para cá, formou-se o país com o famoso território em forma de bota e com o menor país do mundo encravado em sua capital. Nesse ano, carregou o triste título de um dos países mais afetados pelo novo coronavírus, com milhares de mortes.

Os destinos de Brasil e Itália começaram a se cruzar quando nosso país possuía fartura de terras e havia superpopulação no continente europeu, o que gerou um grande movimento de imigração e colonização. Nos últimos anos, o esporte fez com que lembrássemos da Itália em sucessivas vitórias da Ferrari na Fórmula 1, ou mesmo em algumas vitórias e derrotas que tivemos no Futebol masculino adulto.

Aquela bandeira que vimos hasteada nessas ocasiões é formada por três faixas simples, com uma diversidade de significados. Esses significados serão por nós conhecidos a seguir, além de outras curiosidades sobre um dos símbolos italianos.

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/05/IlTricolore.BandeiraItaliana.Bandeiras.Curiosidades.html
[Bandeira italiana em movimento. Imagem: Viagem Itália]




AS CORES DA BANDEIRA


As cores da bandeira são todo o significado da bandeira em si, haja vista não existir um brasão aplicado sobre ela. Associa-se essas cores a elementos do país, religiosidade ou mesmo aos ideais da revolução francesa:

Verde: representa as planícies e colinas italianas, esperança, bem como o princípio da Liberdade.
Branco: simboliza as geleiras do norte italiano, fé, também trazendo o princípio da Igualdade.
Vermelho: remete o sangue dos combatentes em guerras da independência, caridade e o ideal da Fraternidade.

A PROPORÇÃO ENTRE PARTES


A bandeira é formada por um retângulo na proporção 3H:2V, ou seja, em quaisquer representações, teremos três módulos horizontais de largura e dois módulos verticais de altura. A cada módulo horizontal, traçamos uma linha vertical que divide três listras verticais iguais. Essas listras devem ser preenchidas, da esquerda para a direita, pelas cores verde, branca e vermelha.

APELIDOS E OUTRAS CURIOSIDADES


É comum apelidarmos times de futebol com três cores no uniforme como tricolores, como acontece com Grêmio, Fluminense ou São Paulo. No caso da bandeira italiana, por três cores, é conhecida por “Il Tricolore” ou “A tricolor”.

Preste atenção nas cores da pizza Marguerita. Após olhar esse sabor de pizza e sua aparência, ficará clara a referência à bandeira italiana, sendo uma homenagem.

Por fim, uma última curiosidade. A Itália passou a adotar a atual versão da bandeira após a Segunda Guerra Mundial em 1946 e oficializou a atual bandeira dois anos mais tarde, em janeiro de 1948.




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários