Significados das bandeiras (34) – Bandeira da Escócia

Curiosidades


A Escócia faz parte do Reino Unido, e isto se reflete nas bandeiras. Conforme mencionamos no post sobre as bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido, que você pode acessar nos links sugeridos, cada país, unido no Reino, compõe a bandeira maior (Union Jack).


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/02/Escocia.bandeira.Curiosidades.html
[Imagem: Empreendedorismo Escocês]



SIGNIFICADOS DAS CORES


O desenho da bandeira consiste em duas faixas brancas diagonais sobre um fundo azul claro. Trata-se de um desenho em perspectiva de uma cruz. Ele representa Santo André, apóstolo de Jesus, padroeiro escocês, em fundo significando o céu.

HISTÓRIA


Como bandeira escocesa, a utilização começou no século XVI. Dois séculos após é que a Escócia passou a ser representada na Union Jack (bandeira do Reino Unido).

Há versões que contam de uma origem mais antiga, oito séculos antes. Nela, durante um período de conflito, o líder do exército escocês teria visto o apóstolo André durante um sonho, o que teria inspirado a bandeira, confirmada por nuvens que formaram uma cruz no céu.

Nem sempre a cor branca foi utilizada como representação da cruz-de-Santo-André. Ela já foi vermelha e azul escura.

DIMENSÕES


Para representar a bandeira escocesa, deve-se utilizar cinco unidades de comprimento e três de altura, ou seja, 5C:3A. A cruz central, por sua vez, deve possuir a espessura de um quinto (1/5) da altura.


👉 E ainda mais para você: As bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários