Significados das bandeiras (30) – Bandeira do Japão ou Hinomaru


Curiosidades


Você certamente já ouviu falar da “Terra do Sol Nascente”, não é mesmo? O Japão ganhou, há séculos, tal apelido, por se encontrar a Leste das terras chinesas, ou seja, amanhecer antes. Pois este mesmo Sol está lá, firme e vibrante ao centro da bandeira japonesa.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/03/BandeiraJaponesa.Hinomaru.Curiosidades.html
[Imagem: Wikipedia]



O nome da bandeira japonesa é Hinomaru, palavra, em japonês, que significa círculo do Sol. Uma obra de arte histórica retrata uma força militar, por volta do século XVI, que usava bandeiras com o Hinomaru como conhecemos atualmente. Entretanto, segundo a embaixada japonesa no Brasil, outros conjuntos de cores já foram observados, como o de um círculo dourado em fundo azul.

O Hinomaru passou a ser a bandeira japonesa nos primeiros anos da década de 1870. Primeiro, nas embarcações comerciais, mais tarde, em prédios públicos. Houve boa aceitação e muitos quiseram usar a bandeira em eventos oficiais e festividades, o que foi reafirmado com a sociedade japonesa, posteriormente, na forma de decretos e outros documentos oficiais. Essa mesma aceitação diminuiu com a associação da bandeira às ofensivas militares pré-Segunda Guerra Mundial, levando a discussões nacionais até a definitiva oficialização da bandeira e hino em 1999.

Falando em proporções, são três módulos horizontais para dois verticais. O círculo (Sol) possui diâmetro de 1,2 módulo (ou, em outros termos, três quintos da dimensão vertical). A cor branca representa características fortes nos japoneses, como a pureza e a honestidade e o vermelho carmesim, além de remeter ao Sol, demarca sinceridade e paixão.


👉 E ainda mais para você: Bandeira Nacional Brasileira



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários