Significados das bandeiras (25) - Estado do Maranhão

Curiosidades


 A bandeira do Maranhão simboliza a miscigenação do povo brasileiro e, de forma ainda mais precisa, do povo maranhense. As três principais etnias, que são a caucasiana (pele branca), negra (pele negra) e indígena (representada pela cor vermelha) compõem faixas horizontais no fundo da bandeira. Sua adoção oficial ocorreu através do decreto nº6, de dezembro de 1889.

MA
[Imagem: Wikipedia]


Na sua composição espacial, as faixas possuem um módulo de altura, enquanto que o quadrado azul presente no canto superior esquerdo possui 4,5 módulos de lado. A bandeira completa possui 13,5 módulos de comprimento por 9 módulos de altura.

O Estado como parte dos céus do Brasil é representado justamente no quadrado com uma única estrela. Como outras bandeiras ao longo dos estados brasileiros, há uma concepção poética dentro da criação da bandeira, que partiu do poeta Joaquim de Souza Andrade, conhecido como Souzândrade, cuja formação acadêmica foi de Letras e também de Engenharia de Minas. Ocupou funções na política também, sendo presidente da Intendência Municipal de São Luís.

E ainda mais para você: Significado da Bandeira do Sergipe





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários