Significados das bandeiras (21) - Estado do Sergipe

watch_later 5 de junho de 2015
comment Comentar
Curiosidades


Não fosse pelo número de listras horizontais e pela proporção dos elementos dentro da bandeira, certamente o leitor ficaria confuso ao ver as bandeiras de Goiás e de Sergipe. Ambas apresentam o esquema de cores igual ao Nacional, faixas horizontais em verde e amarelo, um retângulo no canto superior esquerdo com cinco estrelas. Na bandeira sergipana, todavia, há menos faixas (4 no total), e a estrela de destaque é a central, em maior dimensão.

SE
[Imagem: Wikipedia]


A bandeira sergipana é criação de José Rodrigues Bastos Coelho, comerciante e proprietário de indústria que, ao final do século XIX precisava de um símbolo que indicasse a origem de seus produtos (estado). Tendo ele adotado este símbolo, nos portos por ele frequentados era comum ouvir que aquela era a ‘bandeira sergipana’.

Barras são formações geológicas que podem ser formar na exutória (desembocadura) de um rio em direção ao oceano. As estrelas inicialmente eram quatro, representando as quatro barras sergipanas frequentadas por Coelho, sendo a quinta inserida para completar o número total de barras sergipanas, quais sejam: Barra do Rio Sergipe ou Barra de Aracaju, Barra do Rio Real ou Barra de Estância, Barra do Rio São Francisco, Barra do Rio Vasa Barris ou Barra de São Cristóvão e Barra do Rio Japaratuba.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)