Significados das bandeiras (12) - Estado da Bahia

Curiosidades


Na semana passada, falamos sobre a bandeira do Estado do Amazonas, em que é perfeitamente possível perceber alguma semelhança com o esquema de cores da bandeira estadunidense. Quando vemos a bandeira baiana, temos a mesma combinação e houve a intenção da homenagem, porém de forma mais simples: ao invés de um conjunto de estrelas, temos um triângulo em branco dentro do retângulo azul de destaque. Este triângulo foi inspirado nos conjurados mineiros, enquanto a cor azul teve influência maçônica, presença esta encontrada em outras bandeiras como a gaúcha.

BA
[Imagem: Wikipedia]


Diferentemente de outras bandeiras até então, não houve uma Lei de regulamentação do símbolo, que geralmente vem sacramentar o uso já consagrado, mas sim um decreto, mais precisamente o decreto nº 17.628, de 11 de junho de 1960, assinado pelo então governador Juracy Magalhães.
O uso da bandeira baiana é bem anterior a este decreto, tendo sido criada pelo médico Deocleciano Ramos que sugeriu que ela representasse o Partido Republicano da Bahia, em 25 de maio de 1889, durante uma reunião deste partido. Porém seu uso foi muito além das convicções políticas e diferentes opiniões, daquele que foi um período de forte agitação política, fazendo com que fosse adotada por todo o povo baiano.


E ainda mais para você: Significado da Bandeira do Amazonas





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários