Significados das bandeiras (04) - Estado de São Paulo

Curiosidades

A Bandeira de São Paulo possui sua origem no artigo do jornalista Júlio Ribeiro, pouco após a abolição da escravatura, ainda no ano de 1888. Em 16 de julho, no jornal que ele fundara, "O Rebate", a ideia da bandeira foi assim descrita:

"(a bandeira) simboliza de modo perfeito a gênese do povo brasileiro, as três raças de que ela se compõe - branca, preta e vermelha. As quatro estrelas a rodear um globo, em que se vê o perfil geográfico do país, representam o Cruzeiro do Sul, a constelação indicadora da nossa latitude astral ... Assim, pois, erga-se firme, palpite glorioso o Alvo-Negro Pendão do Cruzeiro!!!"
Jornal 'O Rebate', 16.jul.1888. In: site do governo de São Paulo


SP
[Imagem: Governo do Estado de SP]



Nas bandeiras anteriores, vimos estampados ideais da Revolução Francesa e da Maçonaria. Na bandeira de São Paulo, também houve heróis a destacar: os bandeirantes. Sendo azul uma cor que, entre outros significados, indica a pujança, a conquista, nesta cor foi representada a bandeira do Brasil, país 'conquistado e expandido pela ação bandeirante.

As faixas pretas e brancas, como vimos, representam as 'cores' do povo brasileiro. Pensar em um símbolo assim já reflete uma visão de igualdade, já que o negro é posto ao lado do branco, e vice-versa, que combina com a abolição da escravatura, que ocorrera no mesmo ano. Outras fontes histórias, entretanto, afirmam que as faixas representam dias e noites de bandeirantes desbravando rincões Brasil afora.

A adoção da bandeira proposta por Ribeiro como símbolo paulista se fortaleceu à época do Movimento Constitucionalista de 1932. Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, suspendeu o uso dos símbolos nacionais, incluindo a bandeira paulista. Como vimos em outros posts, Getúlio quis se tornar o símbolo nacional.

Em 27 de novembro de 1946, com o Decreto-lei 16.349 da Constituição Federal, foi devolvido aos Estados e municípios o direito de cultivar símbolos próprios. Assim, só meio século mais tarde é que foi oficializada a bandeira paulista.

E ainda mais para você: O que fez Visconde de Mauá?





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários