A programação neurolinguística (PNL) e o ser humano entendendo seus padrões

Variedades


Todas as coisas no mundo possuem milhares de variações, muitos jeitos, cores e formas, mas ficaria bem difícil de estudássemos tudo desse modo e tentássemos pensar em coisas novas, desenvolver ciência... Mesmo no cotidiano, ficamos confusos se tudo for diferente o tempo todo. Assim, o ser humano busca estabelecer padrões, para facilitar sua vida e melhorar nossa compreensão.

A programação neurolinguística (PNL) partiu dessa ideia, só que ao contrário da Física ou da Biologia, que pensam em fenômenos físicos ou reinos de seres vivos, os padrões estudados são os dos seres humanos. Com estudos de PNL, verifica-se associações entre comportamentos e resultados pessoais.

Quer saber mais? Siga lendo a postagem!

 
https://www.oblogdomestre.com.br/2020/08/ProgramacaoNeurolinguista.PNL.Variedades.html
[Entendendo os padrões cerebrais pela PNL. Imagem: Phillip Marquetand/Pixabay]



COMO COMEÇOU?


A PNL veio de estudos nos EUA, estado da Califórnia, durante os anos 1970. Como o próprio nome informa, há princípios de Psicologia (neuro) e Linguística, advindos do então estudante Richard Bandler e do professor John Grinder, respectivamente. Os estudos que eles fizeram, naquela época, consistiram em verificar os padrões internos e externos de terapeutas famosos (Milton Erickson, Virginia Satir e Fritz Perls) que os tornavam tão efetivos no que faziam.

Os padrões analisados por Richard e John envolviam a linguagem verbal e corporal (não verbal). Com a análise desses padrões, conseguiram melhorar os próprios atendimentos. Mais tarde, segundo a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), outros pesquisadores estenderam esses estudos a outras feições da vida pessoal (negócios, produção artística, criatividade, carreira...), buscando definir os padrões de sucesso.

Isso significa que, mesmo naquilo que demonstra ser subjetivo, como a criatividade, pode haver um pensamento estruturado por trás. Aliás, todas as nossas ações e os resultados que dela conseguimos partiriam da estrutura interna de pensamentos e emoções.

NO BRASIL,


Na década posterior ao desenvolvimento da programação neurolinguística nos EUA, já surgia no Brasil a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística. Segundo a entidade, criada por Gilberto Cury, é uma das maiores da América Latina e atua desde 1981 em cursos e métodos para crescimento da PNL.

COMPORTAMENTO NO MUNDO ATUAL


Estamos chegando a um novo momento, onde diferentes tipos de habilidades são requeridos pelos profissionais que desejam se destacar. Os estudos da PNL ajudam a entender mecanismos pessoais de sucesso para alavancar carreiras. Uma linha de estudos que se destaca é a das soft skills, expressão que não costuma ser traduzida para o português e que representa uma bagagem poderosa que mantém pessoas em seus empregos ou lhes alça ao sucesso. Na postagem sugerida, logo abaixo, você pode acessar nossa postagem que fala sobre essas habilidades tão requisitadas no mundo atual.


👉 E ainda mais para você: Entendendo um pouco mais sobre as soft skills


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários