Por que besteiras como o desafio quebra-crânio ainda pegam?

Cultura e Comportamento


Pode parecer estranho, mas ainda vemos desafios absurdos como o quebra-crânio sendo reproduzidos por crianças e jovens. Por mais que a percepção de risco seja menor nas crianças, é assustador ver algo sim sendo praticado.

Vamos relembrar alguns "desafios" similares e discutir sobre essas besteiras que circulam na web. Veja mais nos próximos parágrafos!

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/03/DesafioDaRasteira.ComoCaemEmBaboseirasAssim.CulturaEComportamento.html
[Imagem: Prawny/Pixabay]



OS "DESAFIOS"


O desafio "quebra-crânio" ou da "rasteira" consiste em duas pessoas que "passam-tranque" e derrubam outra pessoa que estiver no meio. Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, essa prática brutal pode levar a lesões no crânio ou na coluna vertebral, danos cognitivos, perda de movimentos e, nos casos mais graves, até a morte.

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/03/DesafioDaRasteira.ComoCaemEmBaboseirasAssim.CulturaEComportamento.html
[O Desafio da Rasteira. Imagem: Diário de Pernambuco]


Não é a primeira vez que algo assim se populariza. Há três anos, não era difícil ouvir falar sobre o jogo-da-baleia-azul, onde havia cinquenta "desafios", sendo o último cometer o suicídio.

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/03/DesafioDaRasteira.ComoCaemEmBaboseirasAssim.CulturaEComportamento.html
[O temerário “Jogo” da Baleia-Azul. Imagem: Revista Superinteressante]


Muitos propagadores do "jogo" em redes sociais foram presos. Para o desafio quebra-crânio, segundo a revista Crescer, também é possível penalidade que vai até homicídio culposo quando ocorre o pior.

POR QUE OS JOVENS CAEM NISSO? COMO EVITAR?


Ao ver de fora, ou depois de tantos alertas, todos podemos perceber o quanto é absurdo e cruel aderir a algo assim. Por outro lado, pensando todos os "esforços" que fazemos para ter vida social ao longo de toda a vida - fazemos coisas pura e simplesmente para sermos aceitos ou estarmos na moda.

Um efeito-manada quando surgem esses "desafios" é fruto da falta de personalidade que nossas crianças e adolescentes acabam tendo. Nada mais educador do que o "você não é todo o mundo" que nossas mães nos falaram, e que nos faz deixar de cair em tanta besteira...

Além de estimular a individualidade e o senso crítico, os pais precisam ficar atentos aos filhos. A conversa diária que inclui perguntar o que acontece na escola, como estão os amiguinhos e tudo o mais não pode deixar de acontecer. Se a criança receber algo assim pelas redes, vai acabar contando aos pais, pois terão criado liberdade para a conversa.

E ainda existe outro ensinamento importante que precisa fazer parte da formação das crianças, que é a licença poética. Nem tudo que se vê ou ouve pode ser repetido. Não se pode censurar a criança de ver algum desenho animado onde um dá marretada e achata o outro personagem, mas a criança precisa saber, de forma doce e leve, que isso só acontece naquele mundo.

Já é um desafio tão grande cuidar, proteger, educar e deixar crescer... Não se pode deixar que as vidas de crianças sejam afetadas ou se perdam por "desafios" absurdos!


👉 E ainda mais para você: Respeite o espaço do outro


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários