Como os esquimós se vestem?

Curiosidades


Esquimós não são um povo específico, mas um conjunto de povos que vivem no Ártico (da mesma forma que chamamos vários povos diferentes de índios, por exemplo). Dentre os esquimós temos os povos inuítes e vários outros.

O nome esquimó significa “comedor-de-carne-crua”, ou seja, algo que teria significado depreciativo. Entretanto, não é tão simples viver em locais do mundo onde a vida parede ser quase inviável. A vestimenta dos esquimós é fruto desse ambiente.


FRIO, DE VERDADE


Os polos do planeta terra são locais com temperaturas muito baixas (quando se fala muito baixas, não são os doze graus dos cariocas ou os menos dois do sul do Brasil). Essas temperaturas, quando no verão, chegam a 0 ºC na costa e no interior do continente ficam negativas, entre – 30 ºC e -10 ºC . Os locais mais quentes (mais afastados, mas dentro dos polos), chegam a 10 ºC e ficam apenas com vegetação rasteira, ou árvores coníferas em alguns locais.

Em um ambiente onde chove pouco e a neve se acumula, as temperaturas são muito baixas, não há boa iluminação ao longo do ano e não se pode esperar nenhuma planta da terra, de onde poderia vir o sustento das pessoas? Da caça de animais.

AS VESTIMENTAS


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/07/VestimentaEsquimos.Curiosidades.html
[Esquimós andam em seu ambiente de vida, seu hábitat. Imagem: WikiImages/Pixabay]



A vestimenta dos esquimós é fruto das condições em que vivem. Suas roupas são feitas a partir do couro e pelagem de focas, ursos e animais que lá vivem. Essas peles também servem para algumas tendas e instrumentos diários, e a carne serve como alimento.

Assim como parte dos indígenas brasileiros, o contato com os povos europeus mudou seu modo de vida e alguns acabaram abandonando seus inóspitos locais de origem. Outros seguem suas tradições e vivem da caça e pesca.


👉 E ainda mais para você: O que os veganos vestem?


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários