Os sósias na fruteira

Curiosidades


Existem algumas frutas e verduras que são muito parecidas, chegando a confundir quando vistas de longe ou apenas por foto. Se um líquido transparente pode ser água ou etanol, o mesmo vale para esses sósias que você vai conhecer a seguir:



JUÁ OU PHYSALIS?


[Juá (E) ou Physalis (D). Imagem: Montagem – Projecto Physalis - Johannes Smit/Flickr]


Vários frutos amarelos são chamados pelos brasileiros de juás. Um deles é esse pequeno fruto que aparece na foto, com espinhos na planta que o origina. Também há os juás que surgem de árvores, de cor menos intensa, chamadas de juazeiros (só de falar, a gente já se lembra da cidade brasileira de Juazeiro do Norte-CE).

O Physalis (vendido comercialmente por esse nome, inclusive), é um pequeno fruto que apresenta sabor parecido com tomate, não sendo adocicado. Por ser um fruto amarelo e parecido com o juá com espinhos, é conhecido popularmente por juá-de-capote, já que possui aquele envoltório com folhas amarelas no entorno do fruto.

PIMENTA-PITANGA OU PITANGA?


[Pimenta-Pitanga (E) e Pitanga (D). Imagem: Montagem – Garden Mania – Revista Algomais]


As pimentas-pitanga, quando maduras, lembram o fruto da pitangueira, sendo ambas vermelhas. A diferença fica clara quando se olha de perto o cabinho, mais grosso nas pimentas. Quando a pimenta-pitanga não está completamente madura, estando alaranjada, lembra uma pequena abóbora, sendo conhecida também como pimenta-abóbora.

ABOBRINHA OU ESPONJA?


[Abobrinha (E) e esponja natural – bucha (D). Imagem: Montagem – Brasil Escola – Natureza Bela]


A abobrinha vem de uma planta rasteira, sendo uma hortaliça muito rica em nutrientes e usada no preparo de saladas e pratos verdes cozidos. Tanto abobrinha como berinjela caem muito bem em almoços e jantares. A casca da esponja natural parece com a abobrinha quando ainda está no pé, apesar de ser planta trepadeira. A parte que se usa como bucha natural é o interior do que parece por fora à abobrinha e que, ao pegar, nota-se que é muito mais leve.


QUIABO OU PIMENTA DEDO-DE-MOÇA?



[Quiabo (E) e pimenta dedo-de-moça verde. Imagem: Montagem – Mundo Boa Forma – Academia Biofitness]


 
O quiabo é um vegetal que atrai pelo sabor, mas repele algumas pessoas pela presença de uma baba que o deixa grudento. Na alimentação, destaca-se por ser uma fonte de cálcio e vitaminas. Ele lembra as pimentas dedo-de-moça, quando ainda não estão maduras, momento em que ainda possuem cor verde.

Você conhece outras frutas, verduras ou vegetais que se parecem? Conte nos comentários!



👉 E ainda mais para você: Tamarindo, zimbro e groselha: só ouvi falar


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários